O empresário Antônio Carlos da Freiria vai lançar, durante a 19ª Feira Nacional do Livro – o evento começa em 9 de junho e vai até dia 16 –, a obra “O simples bem feito”, na qual apresenta suas ideias para descomplicar a gestão pública em áreas como meio ambiente, saúde, educação, reforma política e reforma da previdência. Empreendedor nato, ele também dá sugestões para quem quer abrir e manter uma empresa.
Vencedor do prêmio “Competitividade para Micro e Pequena Empresa”, do Sebrae (categoria Comércio), Freiria é proprietário, desde 1994, da Sorveteria Vanesa, querida do público de Ribeirão e região. Criada em 1980 por um mestre sorveteiro italiano, o estabelecimento teve uma transição tão bem realizada, quando ele a comprou, que os clientes não sentiram qualquer impacto na qualidade, coisa rara no mercado.
“Uma empresa tem sucesso quando tem personalidade própria, desvinculada à de seu dono”, ensina Freiria, no mesmo capítulo do livro em que propõe mudanças nos métodos empregados pelas escolas de empreendedorismo. Para as gestões públicas, ele propõe algumas alternativas totalmente novas e outras, já empregadas em pequena escala, envolvendo maior participação popular e menos interferência do governo.
“Uma coisa é consenso: muitos dos métodos atuais não estão dando certo. Então, quanto mais rápido colocarmos em prática novas ideias, menos nos afundaremos em crises, que vão do desemprego extremo à poluição irremediável”, justifica o autor, que começou a empreender ainda bem jovem. Aos 18 anos, ele foi emancipado para criar seu primeiro Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Foi quando se mudou de Santo Antônio da Alegria para Ribeirão Preto e passou a custear seus estudos, com a venda de queijos e doces da cidade natal. Foi assim que se formou em Direito. Mais tarde, partiu para uma segunda faculdade: Gestão da Microempresa, tema constante das palestras que ministra em escolas públicas, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP/USP), Unaerp, Barão de Mauá, ESPM ou em unidades do Sebrae.
Com leitura objetiva e design contemporâneo, “O simples bem feito” tem tudo para despertar o interesse de estudantes, gestores e estudiosos da administração pública. O texto finalé da jornalista Flávia Lima, que também assina a colagem que ilustra a capa. A obra traz o selo da Outras Palavras, editora de Ribeirão Preto, que lança outros dois livros durante a Feira.
Já consolidada como um dos maiores eventos culturais do país, a 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto reúne 337 atrações culturais, totalmente gratuitas, com a presença de nomes que são referência nacional para a literatura, a educação e a cultura. Entre eles, Ignácio de Loyola Brandão, Monja Coen, Xico Sá, Marçal Aquino, Djamila Ribeiro e o português Boaventura de Sousa Santos.