O Grupo Amigos da Fotografia (GAF), presidido por Elza Rossato e que conta com 84 fotógrafos associados, vai lançar, na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL 2020), a quinta edição de “O passado manda lembrança”, que traz 150 fotos antigas e históricas e também atuais da cidade.
A FIL, a primeira edição internacional da Feira do Livro de Ribeirão Preto, será realizada de 30 de maio (abertura no dia 29) a 7 de junho e terá como tema “20 anos depois e agora?”. O escritor, colaborador, associado, diretor de Comunicação e presidente emérito do GAF, Antônio Carlos Tórtoro, é o autor do prefácio de “O passado manda lembrança V”, que já está na Gráfica Villimpress – o Tribuna teve acesso à capa da nova edição.
Ele escreveu o texto na forma de haicai – poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países do mundo, é conhecido como “haiku”. Apresenta determinado evento como “acontecendo agora”, e não no passado. A quarta edição foi lançada em 2017.
Como sempre, o GAF e seus apoiadores vão distribuir alguns exemplares para a Secretaria Municipal da Educação. No dia 6 de fevereiro, uma comissão de diretores do GAF – Elza Rossato, Fernando Gaya, Fernanda Ripamonte, Francisco Ripamonte e Antônio Carlos Tórtoro – participaram de uma reunião com Marcos Botelho, gerente de Marketing do RibeirãoShopping, e com Vilibaldo Faustino, diretor da Gráfica Villimpress, que anunciaram apoio e patrocínio ao livro.
Essa dupla de mecenas, juntamente com o GAF, presidido pela fotógrafa Elza Rossato, têm presenteado a nos últimos anos com obras que preservam a memória fotográfica ribeirão-pretana por muitas décadas, com trabalhos que, com certeza, no futuro, servirão de fonte de consulta para todos aqueles que desejarem conhecer um pouco mais da história da metrópole.
São cinco volumes de “O passado manda lembrança”, num total de 750 fotos, acompanhadas de textos poéticos de Antônio Carlos Tórtoro, fotógrafo, professor e escritor. O RibeirãoShopping também confirmou ao grupo que vai apoiar e sediar a segunda Exposição Internacional de Fotografia (Salão de Fotografia), em Ribeirão Preto, com apoio da Federação Internacional de Arte Fotográfica (Fiap), em agosto.
“Pela quinta vez, foram ‘garimpadas’ 75 fotos dentre centenas que a presidente do GAF, Elza Rossato, conseguiu colecionar com a ajuda de pessoas que, da mesma forma que ela amam a fotografia e preservam a história da fotografia ribeirão-pretana, guardando fotos antigas”, diz o prefácio de Tórtoro. O grupo de fotógrafos foi a campo com suas lentes para captar imagens atuais dos 75 locais citados no livro – é uma tradição dos autores comparar o cenário do século passado com o contemporâneo.
“Pela quinta vez, os fotógrafos do GAF saíram a campo para clicarem momentos semelhantes, registrados pelas fotos antigas, mas com visuais atuais. Pela quinta vez, participo desse trabalho incrível de preservação histórica, criando pequenos textos poéticos para cada uma das fotos apresentadas no livro”, emenda Tórtoro. Resta-nos aguardar a abertura da FIL para ter acesso às imagens.