No dia 1º de fevereiro Ribeirão Preto comemora o cinquentenário de posse da primeira gestão do prefeito Duarte Nogueira, homem público que trabalhou para implantar na cidade uma série de novos recursos e programas sociais, como a Cohab, quando construiu milhares de moradias populares para famílias que não teriam outra maneira de adquirir suas casas próprias. No mesmo dia acontece a noite de autógrafos de lançamento do livro “Duarte Nogueira Vida e Obra de um líder”.
Futurista, implantou os ônibus elétricos, os Trólebus. Como médico de formação criou dezenas de novas unidades de saúde e como um homem de grande aptidão pela política e humanista, cumpriu dois mandatos como prefeito colocando Ribeirão Preto na pauta das cidades desenvolvimentistas do estado de São Paulo.
Todas essas histórias e muitas outras estão contidas no livro de memórias escrito pelo atual prefeito de Ribeirão Preto, Antônio Duarte Nogueira Jr, e traz relatos de amigos, familiares, jornalistas e políticos que conviveram com ele e que, segundo o autor, não poderiam ser apagados pela história. “O tempo não pode apagar da memória o período de grandes inovações e de desenvolvimento que nossa cidade passou nas gestões do meu pai, um tempo propício para o crescimento, com mais oportunidades para os municípios, mas nada disso teria acontecido se ele não tivesse usado da visão progressista que veio ao encontro de um cenário à espera de um grande gestor”, disse o autor e filho do ex-prefeito.
O livro sobre a vida e obra de um grande líder de Ribeirão Preto, traz em sua página de agradecimentos uma homenagem do atual prefeito aos jornalistas Nicola Tornatore (in memoriam) e Guto Silveira, pela colaboração no processo de produção e pesquisa, além do editor, Renato Castanhari, pela publicação da Editora Corpo 12. É também dedicada à esposa e mãe do atual prefeito, Nair Nogueira (in memoriam), à irmã, Valéria Nogueira e aos filhos, Antônio, Octávio e João.
Prefácio de Heraldo Pereira
O prefácio do radialista, jornalista e comentarista político, Heraldo Pereira, é um capítulo à parte do livro, onde Pereira relata lembranças e presta homenagem àquele que considera não somente o prefeito da habitação, mas o homem de planejamento, da visão de futuro, da antecipação, da infraestrutura e da modernidade.
Impossível voltar o olhar para a história de Ribeirão Preto sem reconhecer as ações daquela figura sorridente, mais calma que nervosa, que por duas vezes dirigiu a cidade com criatividade e trabalho, um homem de visão que se antecipou a muitos fatos e colocou a cidade de Ribeirão Preto, por várias vezes, em pé de igualdade com cidades maiores que a nossa e até mesmo capitais de nosso imenso país”, descreve o jornalista.
Os primeiros dez capítulos do livro trazem a trajetória do jovem, estudante, homem público, pai de família, esportista e místico, Duarte Nogueira, até o momento da sua partida precoce. Na segunda parte estão os depoimentos. Ao todo são 26 depoimentos de pessoas representativas do cenário regional e de projeção nacional, como os empresários Maurílio Biagi Filho, Antônio Carlos Coutinho Nogueira, José João Franco do Amaral, Marylene Barachini, o médico, José Vitor Nonino, a jornalista, Rosana Zaidan, os deputados Welson Gasparini e Valdemar Coraucci Sobrinho, entre tantos outros.
Para a maioria dos participantes do livro, escrever sobre o ex-prefeito, Duarte Nogueira foi uma forma de homenagear também a cidade. “Dr Nogueira é uma referência positiva da política que tenho ainda hoje. Há também outras referências em nossa cidade que, como ele, deixam saudade”, conclui Heraldo Pereira.