Tribuna Ribeirão
Cultura

Lives vão mostrar festas nacionais

ANDREA GOLDSCHMIDT

Que tal conhecer as festas da cultura popular brasilei­ra, de Norte a Sul, sem sair de casa? Essa é a proposta do Sesc Ribeirão Preto, que lança nesta quinta-feira, 20 de maio, às 19h30, em o seu canal do Youtube (YouTube. com/sescribeirao), o projeto virtual “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”.

De maio a julho, sete lives com bate-papo ao vivo e exibi­ções que abordam cinema, foto­grafia e turismo convidam o pú­blico para uma viagem semanal, repleta de experiências e histó­rias das festas Boi Bumbá de Pa­rintins, Maracatu de Baque Solto de Nazaré da Mata, Cavalhadas de Pirenópolis, Semana Farrou­pilha de Porto Alegre e Procis­são das Almas de Mariana, e dos documentários “Caminhos do Divino” e “Conversa Fiada”.

“O projeto é uma oportu­nidade de viajar sem sair de casa, descobrir mais sobre o nosso rico patrimônio cultural imaterial e aprender com as experiências de quem vivencia as festas populares brasileiras e os saberes tradicionais. Além de possibilitar a compreensão dos conceitos de patrimônio, cultura e identidade sob dife­rentes abordagens, sobretudo dentro de uma perspectiva social, cultural, histórica e an­tropológica, e refletir sobre sua produção cultural”, diz Van­dreza Freiria, produtora cultu­ral ribeirão-pretana e modera­dora dos encontros virtuais.

As festas populares são co­memorações com participação coletiva. Ligadas à religiosidade e ao folclore brasileiro, elas têm como característica a presença marcante das tradições regio­nais, rituais, comidas, músicas, danças e roupas típicas. “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultu­ra Popular” tem como objetivo estimular os participantes a fazer uma viagem virtual e encontrar um novo universo de referências culturais de um Brasil plural.

Para o projeto – que acon­tece de 20 de maio a 8 julho, toda quinta-feira, com exce­ção de 3 de junho, às 19h30, pelo canal do Youtube do Sesc Ribeirão (Youtube.com/ sescribeirao) – foram sele­cionados dois documentá­rios (“Caminhos do Divino” e “Conversa Fiada”) e cinco festas populares, uma de cada região do país.,

Estão na lista Boi Bumbá de Parintins (Amazonas), Maraca­tu de Baque Solto de Nazaré da Mata (Pernambuco), Cavalhadas de Pirenópolis (Goiás), Semana Farroupilha de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Procissão das Al­mas de Mariana (Minas Gerais).

Os sete encontros virtuais, com duração de 90 minutos, serão mediados por Vandreza Freiria e Andrea Goldschmidt, fotógrafa paulista e produtora audiovisual que, em sete anos, já registrou 38 festas populares e manifestações culturais e re­ligiosas, em 13 estados diferen­tes. Com a participação virtual de convidados de cada região, como turismólogos, pesquisa­dores, diretores de cinema, his­toriadores, artistas e festeiros, o projeto irá apresentar e estimular o aprendizado sobre as origens, características e peculiaridades das manifestações escolhidas.

“Tendo a fotografia artísti­ca como base do encontro, e as exibições de curtas-metragens, os internautas terão a oportu­nidade de conhecer um roteiro de turismo de base cultural e interagir virtualmente, compar­tilhando suas próprias memó­rias afetivas com os eventos e ressignificando seus conceitos de brasilidade”, diz a fotógrafa e curadora do projeto, Andrea Goldschmidt.

“Brasil Vivo! Festas, Tradi­ções e Cultura Popular” integra uma iniciativa do Sesc São Paulo, denominada “Outras Viagens”, em que os temas do turismo e das viagens são abordados em atividades sem deslocamento dos participantes. Fazem parte das ações seminários, conferên­cias, cursos, bate-papos, ofici­nas, exibições comentadas de filmes, intervenções artísticas e vários outros tipos de atividades destinadas ao público em geral.

Com as restrições im­postas pela pandemia da co­vid-19, o Sesc Ribeirão vem se dedicando ao planejamen­to de atividades virtuais que destacam a atividade turís­tica seguindo os princípios norteadores do Programa de Turismo Social do Sesc São Paulo – ou seja, a educação para e pelo turismo.

Segundo Vitor Hugo Viei­ra, turismólogo e programa­dor do Sesc Ribeirão, as ações de Turismo Social têm como objetivo a realização de vi­vências turísticas que buscam estimular o contato dos par­ticipantes com a diversidade cultural e social dos locais vi­sitados. Neste contexto, des­tacam-se a vertente educativa e a preocupação com a inte­gração e inclusão social, ge­rando benefícios às popula­ções locais, preservando suas heranças culturais e naturais.

Postagens relacionadas

Com Jude Law, série ‘The Third Day’ terá evento ao vivo como parte da trama

Redação 1

O romantismo de Zé Renato no álbum ‘Quando a Noite Vem’

William Teodoro

Evento traz banda da Colômbia a RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com