A coordenação pedagógica do projeto Música Criança preparou duas apresentações virtuais para encantar os corações no período de festas. As músicas serão divulgadas nos dias 20 e 22 de dezembro, domingo e terça-feira, sempre às 19 horas, com transmissão gratuita pelos canais do projeto no Youtube (Projeto Música Criança) e Instagram (@musicacrianca).
A primeira apresentação, neste domingo (20), às 19 horas, será da Orquestra e Coral Acadêmicos do projeto Música Criança e Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau (CCCAN). O grupo interpreta a canção “Maria Maria”, composta há 40 anos por Milton Nascimento e Fernando Brant (1946-2015). A versão que será interpretada conta com orquestração de José Matsumoto e arranjo vocal de Alexandre Mazzer, ambos professores do projeto.
“A música ‘Maria Maria’ foi pensada no planejamento anual e não imaginaríamos que 2020 fosse dessa forma, mas a peça cabe perfeitamente no momento e passa uma mensagem bonita. Nesta apresentação, vamos destacar partes da letra com cartazes levantados pelos alunos, como ‘é preciso ter força, é preciso ter raça’. Será uma mensagem de força para encerrarmos este ano”, detalha Ladson Bruno Mendes, coordenador pedagógico.
Segundo José Matsumoto, professor e responsável pela apresentação, a orquestração da música tem o objetivo de desafiar os alunos com conteúdos musicais novos, além de trazer à tona uma personagem feminina, de presença marcante. “Maria é um nome popular brasileiro e entende-se que o autor se refere a todas as mulheres brasileiras batalhadoras. Maria é mulher, é povo, Maria é força, personalidade”, afirma.
Já a segunda apresentação acontece na terça-feira (22), às 19 horas, com o Coral Acadêmico do Música Criança e do CCCAN. O grupo vocal exibe a obra “Gioia nel mondo” (“Glória no mundo”, em português), uma canção de Natal que une obras consagradas da música de coral. A versão conta com letra de R. Ferri, arranjo de S. Merlo e adaptação de Alexandre Mazzer.
“A música ‘Gioia nel mondo’ reúne duas canções emblemáticas do repertório da música de coral internacional: a tradicional ‘Gloria in excelsis Deo’ e ‘Joy to the world’, atribuída a Georg Friedrich Händel (1685-1759). Experimentamos a sonoridade de duas línguas muito relevantes para o aprendizado do canto: o latim e o italiano, transmitindo a alegria vibrante das comemorações natalícias”, explica Alexandre Mazzer, professor responsável pelo curso de canto coral do Música Criança.
Os vídeos que serão exibidos para o público são montagens feitas no estilo multicâmera por equipe especializada. Os alunos gravam separadamente partes, que depois são inseridas no vídeo, dando um resultado de apresentação coletiva.
“Esta é uma maneira de aproximar os alunos e criar um vínculo com eles. Pelo fato de estarem em suas próprias casas, existe um trabalho de dedicação e concentração de cada um para realizar a gravação de forma esteticamente agradável”, conta Igor Picchi Toledo, professor de clarinete do projeto e responsável técnico das gravações.
O projeto Música Criança – ano 2 é mantido pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do governo federal, via Ministério do Turismo (MTuR) – Secretaria Especial da Cultura, com proponência da empresa Ars Galon e patrocinado pelas empresas Beira Rio Agroindustrial, Usina Alta Mogiana S/A., Venturoso, Valentini & Cia Ltda.
É abrigado no Centro Cultural Carlos Alberto Nicolau, que funciona na Casa do Menor Santa Lúcia, e conta com a parceria da Jóia Fraternal Jorge de Lollo e apoio pedagógico do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), através de seu núcleo de apoio à pesquisa (NAP-Cipem).