Na primeira reunião do grupo depois da morte de Moraes Moreira, seu principal compositor, os Novos Baianos anunciam que farão uma live neste sábado, 8 de agosto, às 17h30. O show com Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão será exibido no canal do YouTube da marca de cerveja Devassa. Os artistas vão se reunir no Rio de Janeiro, em um ambiente que remete ao sítio folclórico dos anos 70, onde o grupo vivia em comunidade.
As arrecadações serão destinadas ao Retiro dos Artistas, que abriga idosos que passaram pela cena cultural do Brasil, para o Cortejo Afro, grupo que faz apresentações ligadas à cultura africana e que possui mais de 130 integrantes, entre produtores e familiares que estão há mais de 120 dias sem trabalhar.
Um dos diretores do grupo, Gabriel D’Angelo, fala sobre o projeto: “Temos um histórico de incentivo à música brasileira e, nesse momento, encontramos uma maneira de contribuir de uma forma efetiva e imediata para toda a cadeia que faz os shows acontecerem”.
Moraes Moreira morreu em 13 de abril, aos 72 anos. A causa da morte foi um enfarte do miocárdio. Nascido Antônio Carlos Moraes Pires, em Ituaçu, na Bahia, se projetou na carreira com o grupo Novos Baianos, ao lado de Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Dadi, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, poeta com quem escreveu os sucessos “Preta Pretinha” e “Mistério do Planeta”. Em 1975, ele saiu da banda e iniciou uma vitoriosa carreira solo, tornando-se um dos pioneiros do trio elétrico no Brasil.
Moraes Moreira começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e outros eventos de Ituaçu. Na adolescência aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, na região sudoeste da Bahia. Mudou-se para Salvador, em seguida, onde conheceu Tom Zé, e também entrou em contato com o rock n’ roll.
Mais tarde, ao conhecer Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão, formou o conjunto Novos Baianos, onde ficou de 1969 até 1975. Em 1975, saiu em carreira solo. No total, ele lançou mais de 60 discos entre a carreira solo, Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar, além da parceria com o guitarrista Pepeu Gomes.
Outros sucessos de Moraes Moreira, entre tantos outros, são “Brasil pandeiro”, “Pelas capitais”, “Besta é tu”, “Meninas do Brasil”, “La vem o Brasil descendo a ladeira”, “Vassourinha elétrica/Vassourinhas”, “Sintonia”, “A bola”, “Pombo Correio”, “Na cadência do samba”, “Chão da praça”, “Lenda do Pégaso” e “Por que parou, parou por que?”.
Os Novos Baianos lançaram em 1972, pela Som Livre, “Acabou Chorare”, o segundo álbum de estúdio – o primeiro foi “É ferro na boneca” (1970). O long play (LP) é apontado por muitos críticos como o melhor disco da MPB de todos os tempos. Quase 60 anos após seu lançamento, permanece como um dos mais importantes da música popular brasileira e também um dos mais influentes.
Novas gerações de músicos, especialmente cantoras como Vanessa da Mata, Marisa Monte, Céu, Roberta Sá, Mariana Aydar, beberam de sua fonte e, além de sua fama, gozou de amplo reconhecimento crítico. Em 2007, na eleição da lista dos 100 maiores discos da música brasileira feita pela Rolling Stone, “Acabou Chorare” apareceu em primeiro lugar, sendo considerado obra-prima pelos estudiosos, produtores e jornalistas convocados para a votação.