Fred e Pedrito farão a live “Prosa e Viola”, nesta quinta-feira, 14 de maio, às 20 horas, com transmissão pelo YouTube ( www.youtube.com/fredepedrito). A primeira dupla do chamado sertanejo universitário tem 25 anos de carreira e 13 CDs lançados. Eles fecharam parceria com o Lions Clube de Brodowski e todos os alimentos arrecadados serão destinados a entidades da cidade.
O novo sucesso “E o tanto que é bão”, com participação de Rio Negro e Solimões, promete fazer muito sucesso e o público vai poder conferir. No ano passado, eles gravaram o DVD “25 anos do Clube da Viola”. O álbum contou com a participação de todos os artistas que estiveram durante todos esses anos nesse projeto.
Em breve estará em todas as plataformas digitais. A dupla se conheceu na década de 1990, em Ribeirão Preto, onde ambos nasceram. Como frequentavam os mesmos lugares – bares com música ao vivo – era natural que uma hora ou outra acabassem se esbarrando.
“Fomos à luta e formamos uma banda com músicos competentes. Criamos a ‘Terçaneja’ que virou febre na cidade. Toda terça-feira tinha show e ficava lotado”, conta Pedrito, entusiasmado. Em 1994 o Clube da Viola. Por este projeto lançaram oito CDs e ganharam dois Discos de Ouro.
O primeiro, “Clube da Viola I”, veio através do projeto e a música que fez sucesso foi “Recortado paulista”, conhecida como “Vira pra lá, vira pra cá”. “Trabalhamos neste disco por três anos, tanto que em 1998 fizemos 144 shows por todo o Brasil.”
Foi nessa época que lançaram a canção “Abre o jogo”, primeiro CD sem vínculo com o Clube da Viola. Vale dizer que este disco consolidou a carreira da dupla. Já consagrados, lançaram o “Clube da Viola II” e a música “Pinha no Pinheiro” foi estouro nacional, responsável por um dos discos de ouro que ganharam.
Eles são pioneiros e formam a primeira dupla universitária no Brasil. Fred e Pedrito com o Clube da Viola foram um divisor de águas da época, sendo também eleitos a dupla oficial do rodeio universitário, que marcou uma geração e tomou um bom espaço dos rodeios tradicionais do Brasil. Mas foi em 2000, com o lançamento do CD “Clube da Viola III”, que entraram definitivamente na mídia televisiva.
“Fomos a vários programas musicais de praticamente todos os canais abertos: Raul Gil, Mais Você, Planeta Xuxa, Domingão do Faustão, Fantástico, Programa do Ratinho, Jornal Hoje, Note e Anote, entre outros”. Neste panorama lançaram o “Clube da Viola V” e ganharam o título de dupla revelação do ano.
Eles entraram em estúdio e gravaram, ainda pela Warner Music, o CD “Ninguém mais me segura”. O disco saiu com 50 mil cópias vendidas em apenas duas semanas de lançamento, o que valeu aos meninos o Troféu Pérola de Ouro como a melhor dupla do interior paulista.
Deste disco, a música “Arrepia” corre por fora, se destaca em todo o Brasil e os leva às principais feiras agropecuárias e festas de peão. Em outubro de 2008 lançaram o CD “Nas estradas do interior”. “O disco é ao vivo, gravado em Ribeirão Preto, e é uma releitura dos nossos maiores sucessos e algumas músicas inéditas, com o ‘Pedacinho do meu coração’ e ‘Cartaz’, já entre as mais executadas.”
Em 2011 lançaram seu mais novo CD com o novo sucesso “Que tal” e a música que estourou no Barretão, “Gênio do amor”. Falando em Barretos, a dupla Fred & Pedrito cantou 18 anos consecutivos na Festa do Peão.