O Sesc Ribeirão Preto apresenta nesta quinta-feira, 8 de julho, às 19h30, no canal do YouTube (YouTube.com/sescribeirao), a última live do projeto virtual “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”. O bate-papo ao vivo sobre a folclórica “Procissão das Almas”, na cidade histórica de Mariana (MG), na região Sudeste do país, será mediado pela produtora cultural Vandreza Freiria.
O evento terá a participação de Hebe Rola (professora emérita, pesquisadora e promotora da cultura marianense), de Lucas Carvalho (artista e professor universitário) e da fotógrafa paulista, produtora audiovisual e curadora do projeto Andrea Goldschmidt.
A “Procissão das Almas” de Mariana é única no Brasil. Desde 1850 ela acontece durante a Semana Santa, na noite de Sexta-Feira da Paixão, mais exatamente às 00h05 do Sábado de Aleluia. Vultos brancos perambulam pelas ruas do centro histórico da cidade durante a madrugada. São almas que rezam por outras almas. Com orações, cantos e trajes, a procissão mistura folclore com religião, fé e lendas.
“Não precisamos saber quem são aquelas pessoas que passam em procissão. Seus rostos e corpos não precisam ser vistos. De acordo com uma das lendas da região, não se deve nem espiar a sua passagem, sob o risco de morte para quem fizer isso”, diz Andrea Goldschmidt.
“Jogam penas de galinhas ao vento. Possivelmente com pena daqueles que morreram. Ou pensando nas penas às quais podem estar sendo submetidos ‘do outro lado’ por seus pecados terrenos não confessados antes da morte”, ressalta a fotógrafa, que já registrou 38 festas populares e manifestações culturais e religiosas, em 13 estados diferentes.
Duas lendas deram origem ao cortejo e são encenadas na procissão. A primeira delas é sobre uma senhora chamada Maricota de Todos os Santos, muito maledicente, que vivia na janela de sua casa vigiando a vida alheia. Com calos nos cotovelos de ficar debruçada na janela, ficava observando quem ia e quem vinha.
A outra lenda é de uma senhora que trabalhava ajudando o padre. Para cada uma existe um canto: “reza mais, reza mais, reza mais uma oração; reza mais, reza mais pra alma que morreu sem confissão” e “reza mais, reza mais, reza novena e trezena; reza mais, reza mais pra alma que morreu sem cumprir pena”.
Todo o enredo, os cantos e as curiosidades serão abordados no encontro virtual, que tem como base a fotografia artística de Andrea, sempre acompanhada de convidados locais da região: oportunidade de conhecer um roteiro de turismo cultural. Na live, os internautas podem interagir mandando perguntas e ficar por dentro dos bastidores desta misteriosa procissão.
“Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular” teve início em 20 de maio com o objetivo de estimular os participantes a fazer uma viagem virtual e encontrar um novo universo de referências culturais de um Brasil plural. O projeto integra uma iniciativa do Sesc São Paulo, denominada “Outras Viagens”, em que os temas do turismo e das viagens são abordados em atividades sem deslocamento dos participantes.