Tribuna Ribeirão
Geral

Litoral Norte – Número de mortes avança a 57

Ao menos 57 pessoas mor­reram vítimas das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo entre a noite de sábado (18) e a madrugada de domingo, 19 de fevereiro, no carnaval. Somente em São Se­bastião, município mais atingi­do, são 56 mortes confirmadas pelo governo do Estado. Outra vítima é uma menina que mor­reu ao ser atingida pelo desliza­mento de pedras em Ubatuba.

Quarenta e sete corpos já foram identificados e liberados para o sepultamento. São 16 homens adultos, 16 mulheres adultas e 15 crianças. Há ainda mais de 40 desaparecidos. Des­de dezembro, já são ao menos 85 mortes causadas por temporais no estado, sete em Araraquara. Na quinta-feira (23), um ho­mem de 45 faleceu em virtude de um deslizamento de terra, seguido de desabamento de um imóvel, na Vila São Paulo, em Ferraz de Vasconcelos.

Os dados foram atualiza­dos nesta sexta-feira, 24 de fevereiro, pela Defesa Civil do Estado. No boletim divulga­do ontem, o governo estadual paulista informou ainda haver 2.251 pessoas desalojadas e 1.815 desabrigados em todo o estado. Equipes do município de São Sebastião, com psicólo­gas e assistentes sociais, fazem um trabalho de acolhimento dos familiares das vítimas.

Uma equipe de protetores de animais já recolheu e está abri­gando 30 cães e gatos que perde­ram seus tutores no deslizamen­to do morro, na Vila do Sahy, em São Sebastião. O governo de São Paulo orienta turistas a não viajarem para as regiões afetadas do Litoral Norte neste fim de semana. O objetivo é evitar so­brecarregar o atendimento em hospitais, o trânsito nas estradas e o abastecimento de água e de alimentos na região.

A Polícia Militar explica que as rodovias da região precisam estar desobstruídas para que veículos de socorro e de resgate possam circular livremente. A PM orienta também que as doações sejam feitas em postos que não estejam localizados nos municípios atingidos.

O Departamento de Estra­das de Rodagem (DER) libe­rou na noite de quinta-feira o tráfego de veículos no quilô­metro 174 da Rio-Santos (Ro­dovia Doutor Manoel Hyppó­lito Rego, a SP-055), no trecho entre São Sebastião e Ubatuba. “A partir de agora, todos os ve­ículos podem circular pelo tre­cho, que, no momento, funcio­na em operação comboio”, diz o governo estadual. A Mogi­-Bertioga (SP-098) só deve ser liberada daqui a dois meses.

O temporal registrado no Litoral Norte, segundo o Centro Nacional de Previsão de Moni­toramento de Desastres (Cema­den), resultou no acumulado de 682 mm em Bertioga, 626 mm em São Sebastião, 337 mm em Ilhabela, 335 mm em Ubatuba e 234 mm em Caraguatatuba.

As médias esperadas para o mês são de 287 mm para Caraguatatuba, 303 mm para Ilhabela, 303 para São Sebas­tião, e 290 mm para Ubatuba. A Defesa Civil Nacional re­conheceu, de forma sumária, estado de calamidade pública em São Sebastião, Caragua­tatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba, os mais atingidos pelas chuvas do fim de semana.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anun­ciou a instalação de sirenes onde há risco de desabamento e enchente. “No ano que vem, na próxima temporada de chu­vas, haverá sirenes avisando as pessoas nessas áreas de risco e elas estarão treinadas pra saber o que fazer quando essas sire­nes tocarem.”

Também serão adquiridos novos radares meteorológicos pelo governo de São Paulo. A ideia é trocar os equipamen­tos utilizados atualmente por modelos mais modernos e tec­nológicos. Além disso, serão posicionados novos instru­mentos no litoral paulista para melhorar a capacidade de pre­visão meteorológica na área.

Postagens relacionadas

Bendine chama Dilma como testemunha

Redação 1

Tempestade causa mais transtornos em RP

William Teodoro

Presente nas redes sociais

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com