João Camargo
Em época de quarentena e isolamento social, muitas pessoas saíram dos escritórios e iniciaram uma rotina de trabalho em casa, o chamado home office. Além disso, quem também está com as atividades remotas são as crianças que, por conta da pandemia, passaram a ter aulas online e de casa.
Diante desse novo normal, os pais estão dividindo, cada vez mais, o ambiente de trabalho e a rotina com as crianças. No entanto, desta vez, não seria uma alternativa deixá-las com os avós, pois os idosos fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus e devem permanecer em isolamento.
Então, o que fazer no tempo livre dos filhos? Uma das ótimas soluções é incentivar as crianças a iniciarem uma rotina de leitura. De acordo com a pedagoga Nathalia Carolina Serrano de Souza Dias, adquirir o hábito da leitura desde pequeno é muito importante.
“Ao criar o hábito da leitura, estamos proporcionando o desenvolvimento emocional e intelectual, enriquecendo o vocabulário e fazendo com que nos tornemos pessoas com senso crítico. Acredito que para as crianças adquirirem esse hábito, a leitura deve estar presente em suas vidas desde pequenas”, explicou Nathalia.
E esse hábito pode ser desenvolvido tanto em uma leitura conjunta – com os pais lendo para os filhos –, quanto individual. As duas formas são de extrema importância.
“Quando a leitura é realizada por um adulto – pais ou responsáveis – ou pela própria criança, estas tendem a ter um desempenho melhor na escola. Além disso, quando a leitura é compartilhada, existe uma troca de experiência, uma conexão afetiva, pois sabemos que os pais são um espelho para seus filhos”, comentou a pedagoga.
Além de diferentes métodos de leitura serem benéficos, diferentes plataformas podem ser utilizadas. Um exemplo disso são os livros digitais. Essa pode ser a solução mais provável na hora de incentivar os filhos que, atualmente, praticamente já nascem conectados com o mundo virtual.
“Hoje vivemos em um mundo super tecnológico e as nossas crianças estão super antenadas nesse universo. Os livros digitais são uma boa opção para elas, pois até são de mais fácil acesso”, finalizou.
Confira algumas dicas de leituras recomendadas pela pedagoga:
– O Mágico de Oz
Este clássico conta a história de Dorothy Gale e sua trajetória após um ciclone atingir a casa onde vive com os tios. Ela e o cachorro Totó são levados pela ventania e param na Terra de Oz. Por lá, Dorothy faz novos amigos, vive histórias fantásticas e precisa enfrentar seus próprios medos.
– Chapeuzinho Vermelho
Outro clássico da literatura é Chapeuzinho Vermelho. Essa é a história de uma menina que utilizava um capuz vermelho que foi surpreendida na floresta por um lobo, enquanto ia até a casa de sua avó.
– Bom Dia, Todas as Cores!
Outra boa opção para a criançada e ainda mais atual. O livro da autora Ruth Rocha conta a história de um camaleão que queria a todos agradar, mas se vê em um dilema: quem a si mesmo não agrada, jamais agradará outro alguém.
– A Festa no Céu
O livro fala sobre uma grande festa que haverá no céu, mas que deixou os animais que não possuem asas muito tristes, pois não poderiam ir. No entanto, uma tartaruga tem uma ideia genial que pode mudar o rumo da história.