Ao ser questionada, a Construtora Metropolitana, responsável pela execução da implantação de corredores de ônibus, revitalização e restauro da Av. 9 de Julho, em Ribeirão Preto, garantiu que as obras do primeiro trecho interditado (entre as Ruas Marcondes Salgado e Garibaldi) serão concluídas até o próximo dia 26 de setembro de 2023, dentro do prazo estipulado no cronograma. A afirmação foi feita na manhã desta terça-feira (30), durante visita do Comitê de Acompanhamento composto por mais de 20 entidades de classe e empresariais, empreendedores e representantes da Comissão Permanente de Mobilidade Urbana, do Legislativo Municipal, ao canteiro de obras. O encontro contou com a participação de técnicos da Secretaria de Obras, RP Mobi e da própria construtora.
“Não foi uma visita de caráter fiscalizador. O propósito do Comitê é fazer um acompanhamento próximo, construtivo e colaborativo, levantando pontos de atenção e, ao mesmo tempo, construindo sugestões para equilibrar as obras públicas, que são necessárias mas que geram transtornos, com as atividades econômicas na Av. 9 de Julho e seu entorno. Essa região corresponde a um importante corredor de Comércio e Serviços, que funciona como um ‘centro expandido’, e ainda conta com grande número de hospitais, clínicas e laboratórios, entre outros estabelecimentos relevantes para a população. Mais do que apontar problemas e reivindicar, fazemos questão de participar das soluções”, afirma Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL, entidades que lideram o Comitê de Acompanhamento.
Além de observar o ritmo da obra e o cumprimento do cronograma, o Comitê também abordou os seguintes tópicos:
- Melhor organização do canteiro de obras, principalmente no que diz respeito à limpeza e segurança de operários e pedestres que circulam pelas calçadas ou precisam atravessar a avenida. R: A construtora se comprometeu a implantar melhorias e vai avaliar a sugestão de implantar tapumes ou grades de proteção. Também se comprometeu a rever e a melhorar a sinalização no perímetro da obra.
- Autorização para o aproveitamento dos trechos das ruas transversais, que estão bloqueados, como bolsões de estacionamento rotativo e sinalizado, para facilitar o acesso dos clientes aos estabelecimentos. R: A RP Mobi recebeu bem a ideia, se comprometeu a analisá-la e a dar um breve retorno.
- Elaboração de uma regra para procedimentos de Carga e Descarga de mercadorias. Muitos lojistas estão com essa mesma dificuldade, não apenas na Av. 9 de Julho e imediações, mas também em outras vias impactadas pelas obras de mobilidade. R: A RP Mobi reconheceu a importância do tema e se comprometeu a buscar uma solução o quanto antes. O Comitê se colocou à disposição para colaborar.
- Aproveitando a presença dos técnicos, o Comitê também observou que, principalmente no que diz respeito às obras de mobilidade no quadrilátero central, é preciso divulgar as interdições com maior antecedência. R: Houve o compromisso de todos os técnicos para um esforço maior no sentido de antecipar e aprimorar as comunicações. *Importante salientar que as entidades de classe e empresariais do Comitê de Acompanhamento vêm funcionando como “multiplicadores dessas informações” aos empreendedores, por meio de todos os seus canais de divulgação. O Grupo se colocou à disposição para ajudar.
“Com soluções pensadas e construídas em conjunto pela sociedade civil organizada e o poder público, vamos construir um protocolo de procedimentos a ser aplicado daqui em diante, conforme o avanço das obras”, disse o vereador Marcos Papa que representou a Comissão de Mobilidade Urbana contando também com a presença do vereador Renato Zucolotto, representando a Comissão de Constituição e Justiça, da Câmara.
“O Comitê está muito preocupado com a situação dos empreendedores da Av. 9 de Julho, do Quadrilátero Central e de todos os pontos da cidade envolvidos nas obras de mobilidade, tanto onde as obras já foram entregues quanto nos locais em andamento. Esse olhar mais próximo, reforçado por visitas periódicas, consolidam nossa união de forças e mostra que estamos atentos no sentido de minimizar prejuízos aos empreendedores e ajudar a evitar que atrasos ocorram nas obras, como observamos recentemente”, complementa Lopes.
Instituições e empresas que somam forças no Comitê de Acompanhamento, até o momento:
SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região), CDL Ribeirão Preto (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sincomerciários RP (Sindicato dos Empregados do Comércio), SHRBS (Sindicato de Hotéis, Bares Restaurantes e Similares), Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes/regional Ribeirão Preto), Aescon/Casa do Contabilista (Associação das Empresas de Serviços Contábeis), Aeaarp (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), Sindicato dos Feirantes, Associação de Lojistas do Mercado Municipal (Mercadão), Núcleo Postos Ribeirão Preto, Observatório Social de Ribeirão Preto, Sesc SP (regional Ribeirão Preto), Sebrae SP (regional Ribeirão Preto), Cintec – Câmara Intersindical de Conciliação Trabalhista, Shopping Santa Úrsula (Grupo Multiplan), Sicredi, Habib´s, Bembolada, Familiare e representante da Comissão de Mobilidade Urbana, da Câmara Municipal de Ribeirão Preto.
*IMPORTANTE: o Comitê está aberto à participação das demais entidades e empreendedores que tenham interesse.
Canal de Atendimento
SINCOVARP e CDL RP também criaram um Canal de Atendimento exclusivo para auxiliar empresários do centro, Av. 9 de Julho, Boulevard e Vila Seixas, durante as obras. Essa ferramenta de apoio está diretamente conectada ao Comitê de Acompanhamento na divulgação e esclarecimento de informações. Contatos pelos telefones (16) 3625.6924 e (16) 99963.3105 (WhatsApp), pelos diversos grupos de WhatsApp mantidos pelas duas entidades ou de forma presencial à Rua Lafaiete, 394, no centro, sempre de segunda à sexta, das 8h às 18h.