Tribuna Ribeirão
Esportes

Libertadores de 2022 terá 9 times nacionais e Brasileirão poderá ter G-9

© Henry Romero/Reuters/Direitos reservados

Não vão faltar vagas para os times brasileiros nas com­petições continentais de 2022. Pela primeira vez na história, o Brasil terá nove representan­tes na Copa Libertadores. Com mais seis lugares disponíveis na Copa Sul-Americana, os clubes nacionais terão 15 vagas nestes torneios internacionais na pró­xima temporada. Como conse­quência, o famoso G-6 do Bra­sileirão poderá virar G-9.

O aumento destes lugares se deve ao sucesso dos times bra­sileiros nas competições con­tinentais deste ano, principal­mente na Libertadores, que terá mais representantes do País em 2022. Geralmente, o Brasil tem direito a sete vagas, seis pelo Brasileirão e uma pela Copa do Brasil, para o campeão.

Agora terá nove equipes: seis do Brasileirão, uma da Copa do Brasil, uma pelo título da Libertadores e mais outra, pelo troféu da Sul-Americana. Isso porque o Brasil dominou as finais das duas competições internacionais. Palmeiras e Fla­mengo vão decidir a Libertado­res, enquanto Athletico-PR e Red Bull Bragantino disputam a final da Sul-Americana.

No total, serão 15 times bra­sileiros nestes torneios em 2022. Como todos estão disputando a Série A, somente um da tabela atual ficará de fora destas com­petições: o 16º colocado – os quatro últimos serão rebaixa­dos, como de costume. No mo­mento, esta equipe que não será rebaixada, mas não disputará torneios continentais é o Santos.

Este aumento de vagas vai afetar diretamente as disputas do Brasileirão, alterando o chamado G-6, o grupo dos seis primeiros colocados – os quatro primeiros entram direto na fase de gru­pos da Libertadores, enquanto os outros dois disputam as fases preliminares. Este grupo de seis poderá agora ter nove times.

Para tanto, os futuros cam­peões da Libertadores (Pal­meiras ou Flamengo), da Sul­-Americana (Athletico-PR ou Bragantino) e da Copa do Bra­sil (que está na semifinal, com Athletico-PR, Flamengo, Atléti­co-MG ou Fortaleza) precisam terminar suas campanhas nas primeiras posições do Brasilei­rão. Assim, abririam novas va­gas para os times que viriam em seguida na tabela.

No momento, a situação é exatamente esta, com o time paranaense ocupando justa­mente a nona posição. Isso beneficia diretamente, no ce­nário atual, o Internacional (7º colocado) e o Fluminense (8º), que estariam classificados para a próxima Libertadores.

Esta ampliação, do G-6 para o G-9, consta no regulamento do Brasileirão. Se um clube fatu­rar dois ou mesmo três torneios, abre-se uma vaga automática na tabela da competição nacional de pontos corridos. Em outras palavras, os futuros vice-cam­peões da Libertadores, da Sul­-Americana e da Copa do Brasil não vão garantir vaga na Liber­tadores. Vão precisar buscar essa classificação pelo Brasileirão.

Tanto a Libertadores quan­to a Sul-Americana serão deci­didas em jogo único, no fim de novembro. A final da primei­ra está marcada para o dia 27. Uma semana antes, no dia 20, será a vez da outra competição continental.

A Copa do Brasil, por sua vez, ainda está na fase de semi­final. Os confrontos, Athletico­-PR x Flamengo e Atlético-MG x Fortaleza, serão realizados no fim deste mês, nos dias 20 e 27.

Postagens relacionadas

Calleri escapa de gancho, mas leva multa por derrubar celular de palmeirense

William Teodoro

Mãe do volante Rabiot critica PSG e Neymar: ‘Tem jogador que pode ir ao carnaval’

Redação 1

Santa Cruz liberado para a temporada

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com