Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

‘Libertadores da Cerveja’ vem aí

RAFAEL CAUTELLA

O Polo Cervejeiro, Núcleo Setorial do Projeto Empreen­der da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), vai realizar, entre 8 e 10 de setembro, a 10ª edição da South Beer Cup, conheci­da como a “Libertadores da América da Cerveja”. O polo, que reúne onze cervejarias in­dependentes, será responsável pela organização do evento, realizado pela primeira vez em 2011, em Buenos Aires.

Desde então, a sede se re­veza entre Brasil e Argentina Adiada em 2020 e 2021 por conta da pandemia, a com­petição volta a ser realizada em 2022. Seguirá o formato adotado em 2019 que lhe ren­deu o apelido de “The Cham­pions”: somente cervejarias independentes ganhadoras de medalha de ouro em concur­sos principais poderão se ins­crever. Além da competição sul-americana, o evento com três dias de duração, inclui também a 1ª Copa Paulista de Cerveja Artesanal.

Este evento é aberto a to­das as cervejarias registradas no Estado de São Paulo, e uma competição para home­brewers, que irá prestigiar cer­vejeiros caseiros de todo o Bra­sil. A 10ª edição da South Beer Cup integra a programação do segundo Festival Cervejeiro que o polo promove na cidade. O primeiro foi realizado em 2019, trazendo shows, gastro­nomia e a participação de cer­vejarias da região.

A quantidade de cerve­jarias não para de crescer no Brasil. De acordo com o Anuário da Cerveja 2020, divulgado em abril do ano passado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abas­tecimento (Mapa), existem 1.383 cervejarias registradas no país. O número é 14,4% maior do que o registrado no ano anterior, de 1.209.

São 174 a mais. No caso dos municípios, o maior cres­cimento foi o registrado em Ribeirão Preto (aumento de 50%) e São Paulo (44%). O parque cervejeiro ribeirão-pre­tano em 2020, segundo o anu­ário, era de 15 unidades, con­tra dez do ano anterior – eram oito em 2018 e sete em 2017. O novo balanço deve ser divulga­do no próximo mês.

South Beer Cup
Primeira competição cer­vejeira dedicada à América do Sul, a South Beer Cup foi realizada pela primeira vez em 2011 e chega a sua 10ª edição depois de ter passado por Buenos Aires (2011), Blu­menau (2012), Buenos Aires (2013), Belo Horizonte (2014), Mar del Plata (2015), Curitiba (2016), Mar del Plata (2017), Belém do Pará (2018) e Bue­nos Aires (2019).

Em 2019, com o formato The Champions, a South Beer Cup recebeu 250 inscrições e foram distribuídas 42 meda­lhas entre 16 estilos. O Brasil ficou com doze das 13 me­dalhas de ouro e o Chile com uma. Ao todo, 18 cervejarias brasileiras foram premiadas.

Associativismo
O Polo Cervejeiro de Ri­beirão Preto reúne onze cer­vejarias independentes da cidade e da região (Alquimia Cervejaria, BR Brew, Experi­ência, Invicta, Lund, Maltesa, Martinica, SP 330, Cerveja­ria Walfänger, Weird Barrel Brewing Co. e Wolfes Bier) e faz parte do Programa Em­preender da Acirp. O progra­ma reúne micro e pequenas empresas de um mesmo seg­mento ou multissetoriais.

O objetivo comum é tra­balhar ações conjuntas sob a bandeira do associativismo. Foi a união das cervejarias in­dependentes dentro do Polo Cervejeiro, em conjunto com entidades como o Instituto Fe­deral de São Paulo – Campus Sertãozinho, o Supera Parque Tecnológico e o Sebrae, que viabilizou o reconhecimento do primeiro Arranjo Produ­tivo Local (APL) cervejeiro do interior paulista.

Postagens relacionadas

Quatro bairros podem sofrer intermitências no abastecimento de água nesta sexta

William Teodoro

Como será 2024? 

Redação 2

CPI do BNDES convoca Palocci e Mantega

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com