Tribuna Ribeirão
Esportes

Lewandowski supera Messi e Cristiano Ronaldo e é eleito o melhor jogador do mundo

O polonês Robert Lewan­dowski foi o vencedor, nesta quinta-feira, em cerimônia remota, em Zurique, na Suíça, do prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa na tempo­rada 2019/20. O atacante po­lonês do Bayern de Munique superou o argentino Lionel Messi, do Barcelona, e o por­tuguês Cristiano Ronaldo, da Juventus. O período de avalia­ção para os concorrentes foi de 8 de julho de 2019 a 7 de outu­bro de 2020.

A abertura da cerimônia foi feita pelo presidente da Fifa, Giovanni Infantino, agra­decendo aos profissionais de saúde pelo trabalho feito no período de pandemia. Home­nagens também foram feitas a Maradona e Paolo Rossi, mor­tos recentemente.

Lewandowski, de 32 anos, teve um período espetacular, ao ser autor de 55 gols de­cisivos, em 47 jogos, para a conquista dos títulos da Liga dos Campeões da Europa, do Campeonato Alemão e da Copa da Alemanha pelo Bayern de Munique na tempo­rada passada.

Lewandowski se junta ao croata Modric, eleito em 2018, a superarem Messi e Cristiano Ronaldo desde 2008. O craque sul-americano soma seis taças e o europeu tem cinco. O ar­tilheiro também se tornou o primeiro finalista do Bayern neste período hegemônico de Messi e Cristiano Ronaldo a ser eleito o melhor do mun­do, algo que não foi alcançado pelo meia Ribery, líder do time vencedor da Liga dos Campe­ões em 2013, ou pelo goleiro Neuer, destaque da seleção ale­mã campeã da Copa em 2014.

Entre seus vários feitos importantes Lewandowski se tornou o primeiro jogador a marcar 10 gols nas 6 primeiras rodadas do Campeonato Ale­mão e a fazer gols nos 11 com­promissos iniciais do torneio. Também marcou quatro gols em menos de 15 minutos nos 6 a 0 sobre o Estrela Vermelha, pela Liga dos Campeões, tor­neio do qual foi artilheiro, com 15 em 10 duelos, um deles no histórico 8 a 2 sobre o Barcelo­na. Repetiu o feito no Alemão e na Copa da Alemanha. E ao ser campeão e artilheiro euro­peu e dos torneios nacionais, igualou o feito alcançado por Cruyff no Ajax na temporada 1971/1972.

Outros prêmios
O futebol brasileiro ficou com o prêmio de Fifa Fan com a história de Marivaldo da Silva, torcedor do Sport, que caminha 60 quilômetros por mais de 12 horas desde Pom­bos, sua cidade, até Recife para ver os jogos na Ilha do Retiro.

O goleiro Alisson, do Li­verpool, que buscava o se­gundo prêmio consecutivo, e Oblak, do Atlético de Ma­drid, foram superados pelo alemão Neuer. No feminino, a escolhida foi a francesa Sa­rah Bouhaddi, do Lyon.

Outro representante do futebol brasileiro que não fi­cou com o premio foi o uru­guaio Arrascaeta, que dispu­tou o Prêmio Puskás com um gol de bicicleta marcado pelo Flamengo contra o Ceará pelo Campeonato Brasileiro de 2019. Ele acabou supera­do, assim como Suárez, então no Barcelona, pelo sul-corea­no Son Heung-Min, do Tot­tenham.

Entre os técnicos, pelo se­gundo ano seguido o eleito foi Jürgen Klopp, do Liverpool, à frente do alemão Hansi Flick, do Bayern de Munique, e do argentino Marcelo Bielsa, do Leeds. Já a vencedora de me­lhor técnica ficou com a ho­landesa Sarina Wiegman, que dirige a sua seleção nacional.

O time ideal masculino formou com: Alisson, Ale­xander-Arnold, Van Dijk, Sergio Ramos, Alphonso Davies, Kimmich, De Bruy­ne, Thiago Alcantara, Messi, Lewandowski e Cristiano Ronaldo. Neymar ficou fora e Messi está presente pela 14ª vez consecutiva.
Já o feminino formou com:

Endler, Bronze, Renard, Bri­ght, Cascarino, Bonansea, Verônica Boquete, Megan Rapinoe, Harder, Miedema e Tobin Heath.

A briga pelo prêmio de me­lhor jogadora terminou com a eleição da inglesa Lucy Bronze, ex-Lyon e hoje no Manchester City, derrotando a francesa Wendi Renard e a dinamar­quesa Pernille Harder.

Postagens relacionadas

Zileide Cassiano retorna a RP após prata nas Paralimpíadas de Paris 

Redação 2

Botafogo decide classificação contra o São Paulo

William Teodoro

Sánchez reclama por jogar fora de posição

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com