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Lentidão no Centro de RP

Desde o início de junho, a prefeitura de Ribeirão Preto mantém trechos interditados da avenida Doutor Francisco Junqueira, na região central da cidade, para construção de três pontes sobre o córrego Retiro Saudoso que vão ligar o Centro aos bairros Campos Elíseos e Jardim Mosteiro. Comercian­tes da região reclamam, dizem que o movimento caiu por­que vagas de estacionamento foram suspensas e as obras dificultam o trabalho de car­ga e descarga – a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) montou um esquema para não prejudicar os empresários.

Nesta quinta-feira, 28 de junho, quem teve dor de cabe­ça foi o motorista que decidiu passar pela avenida, principal­mente no trecho da rua José Bonifácio, onde está sendo construída uma ponte que li­gará a via à rua Paraíba. Ope­rários da empresa responsável pela intervenção, a V Quattro Engenharia Ltda., de Osasco (SP), que venceu a licitação com proposta de R$ 2,208 mi­lhões, depositou material de construção no local e sobrou apenas uma pista para o tráfe­go de veículos. O tráfego ficou lento nos horários de pico.

Durante o dia, agentes da Transerp permanecem nos trechos para orientar os mo­toristas. A empresa também já divulgou rotas alternativas e transferiu pontos de parada de ônibus. Mesmo assim, o fluxo de veículos é grande na avenida, uma das principais da cidade. Comerciantes e motoristas vão precisar de paciência: a previsão para conclusão das obras é de seis meses, em dezembro, com possibilidade de entre­ga em janeiro de 2019 – ge­ralmente as obras param no período de chuvas.

A segunda ponte vai ligar as ruas Visconde de Inhaúma e Tamandaré. A terceira unirá a Barão do Amazonas e Ben­jamin Constant. Para a ins­talação do canteiro de obras foi necessária a interdição de faixas de rolagem nos dois sentidos da avenida. As pon­tes terão grande importância, melhorando a segurança dos pedestres e a fluidez do trân­sito no local e de outras ruas, como a Liberdade e a avenida da Saudade.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas acompanha o desenvolvimento das constru­ções e a Transerp está atenta às mudanças. Há um conjunto de obras previsto para o terceiro trimestre. As demais são para 2019. No total, estão previstos 56 quilômetros de corredores de ônibus, viadutos, pontes e túneis nas principais vias do município.

A maior parte será finan­ciada pelo Programa de Ace­leração do Crescimento – PAC da Mobilidade Urbana (PAC II), que prevê investimento de R$ 310 milhões, com con­trapartida da prefeitura de R$ 33,4 milhões, que servirão para recepção de quase R$ 280 milhões financiados pela Cai­xa Econômica Federal.

No dia 6 de junho, o pre­feito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) anunciou que até o iní­cio de julho será lançado mais um edital de licitação com um “pacotão” de cinco obras. São dois viadutos, dois corredores de ônibus e uma ponte avalia­dos entre R$ 40 milhões e R$ 45 milhões.

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