O Observatório do Livro abre inscrições para participantes de seu novo projeto em Ribeirão Preto. Trata-se do “Tomates Verdes Fritos”, que tem como objetivo principal propiciar maior bem-estar físico e emocional a pacientes em tratamento contra o câncer e a leucemia por meio das técnicas da Biblioterapia. Assim como outros programas da instituição, este também é voltado para pessoas acima de 60 anos e utiliza como recurso a leitura de literatura para promover também apaziguamento, conscientização, autoconhecimento e redução dos níveis de estresse, ansiedade e angústia.
A Biblioterapia, aplicada com sucesso em diversos países como serviço público essencial por sua eficácia, apresenta resultados rápidos e comprovados com custos baixos de implementação. No “Tomates”, ela será aplicada por mediadores de leitura, psicólogos e estagiários dos últimos anos da Faculdade de Psicologia que atuarão como biblioterapeutas e escolherão os livros em função dos perfis dos participantes.
Para participar é muito simples. Basta ter 60 anos ou mais, estar residindo em Ribeirão Preto e ter um histórico de tratamento de câncer ou leucemia. O projeto utilizará livros impressos escolhidos pelos curadores que atuam com o uso terapêutico da leitura literária, de acordo com o perfil do participante. Vale lembrar que as vagas são limitadas.
Galeno Amorim, idealizador do projeto, observa que é muito importante ocupar o tempo livre dos pacientes com a leitura de livros literários e criar, ainda, momentos de acolhimento, prazer, entretenimento, escuta empática e reflexão. “E conquistar o envolvimento de pessoas próximas dos pacientes”, destaca.
Enquadrado na Lei do Idoso, o “Tomates Verdes Fritos” é realizado em parceria com o Conselho Municipal do Idoso e tem o patrocínio de Multilaser, Giga, Sotreq, Austral e apoio de Nitroquimica, Foroni, Vinci e Hospital São Lucas. Para outras informações:
https://www.facebook.com/observatoriodolivro. As inscrições para os participantes podem ser feitas pelo telefone ou Whatsapp do Observatório do Livro (16) 3421-6914 e pelo link https://forms.gle/V189D9TZgv5X6jbR9.