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Leite Lopes terá horário reduzido

ALFREDO RISK/ARQUIVO TRIBUNA

O Departamento Aerovi­ário do Estado de São Paulo (Daesp) – autarquia vincula­da à Secretaria de Logística e Transportes – emitiu comuni­cado informando que vai redu­zir o horário de funcionamento do Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, em Ribeirão Preto, de 24 para 18 horas, a partir de 1º de maio, durante a 26ª Fei­ra Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), que começa em 29 de abril e vai até dia 3 do mês seguinte.

Os pousos e decolagens de aviões comerciais no Leite Lopes serão permitidos das seis às 24 horas. Aeródromos e compa­nhias aéreas estão sendo infor­mados. A mudança já foi auto­rizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e segue o modelo já adotado em Con­gonhas, na capital. A autarquia informa que a medida é tempo­rária e atinge os 20 aeródromos administrados pelo Daesp com voos regulares.

Entre eles estão os de São José do Rio Preto, Presiden­te Prudente, Marília, Bauru, Araçatuba, Avaré, São Manoel, Registro, Andradina, Presi­dente Epitácio, Assis, Dracena, Tupã, Araraquara, Franca, São Carlos, Sorocaba, Penápolis e Votuporanga. Segundo o co­municado, todos os aeroportos obedecerão aos novos horários de procedimento operacional. Diz ainda que “esta tomada de decisão é resultado do atual momento econômico na ges­tão pública do país”.

Nesta semana, o governo estadual anunciou medidas que serão adotadas para reduzir o déficit orçamentário de 2019, que atualmente está em R$ 10,5 bilhões por causa de receitas in­certas e superestimadas pela ad­ministração anterior, segundo a atual gestão. Em janeiro, já havia anunciado um contingencia­mento de R$ 5,7 bilhões das des­pesas, dos quais R$ 3 bilhões em investimento e R$ 2,7 bilhões em custeio, mas preservou os serviços essenciais à população como saúde, educação e segu­rança pública.

Além disso, o governo foi obrigado a alocar R$ 4,76 bi­lhões destinados a investimen­tos para dezembro de 2019. Segundo o Daesp, a alteração também vem “da necessidade premente de ajustes estrutu­rais sob a responsabilidade do governo estadual, decisão esta que possibilita a continuidade do funcionamento dos servi­ços que os aeroportos prestam. Trata-se de medida temporária e de caráter suspensivo até a implementação de alternativas em andamento que visam a de­sestatização dos aeroportos.”

Assinam o documento o superintendente do Daesp, Antonio Claret de Oliveira, o procurador da autarquia, Jor­ge Miguel, e o diretor de Ope­rações Aeroportuárias, Jamil Abukater. No Leite Lopes, a alteração deve afetar os primei­ros voos da manhã, antes das seis horas, os fretados e o trans­porte de carga, que geralmente ocorre entre a meia-noite e as cinco horas da madrugada. Po­rém, o Daesp informa que “fora do novo horário, os aeroportos poderão receber voos desde que agendados e autorizados pelos órgãos competentes.”

O Aeroporto Leite Lopes re­gistrou alta no fluxo de passagei­ros e de cargas no ano passado em comparação com 2017. Os dados mostram que passaram pelo terminal 877.356 viajantes até 31 de dezembro de 2018. No período anterior foram 867.544. O aumento foi de 1,13%, com mais 9.812 passageiros – a mé­dia de embarque e desembarque é de 73.113 pessoas por mês e de 2.437 por dia, mais de 100 por hora. Em 2017 a mensal era de 72.295 e a diária, de 2.409 – 100 por hora. Os números colocam o Leite Lopes no primeiro lugar do ranking de movimentação entre os 20 aeroportos admi­nistrados pelo Daesp, sendo o quarto mais importante do estado, superado apenas pelos de Guarulhos (Cumbica), São Paulo (Congonhas) e Campinas (Viracopos).

No transporte de cargas, no ano passado o Leite Lopes movi­mentou 1.045 toneladas – cerca de 87 toneladas por mês, quase três por dia –, contra 877 tone­ladas de 2017 – 73 t por mês, aproximadamente 2.400 quilos por dia –, alta de 19,1% e acrésci­mo de 168 mil quilos. O melhor ano para o setor no aeroporto de Ribeirão Preto foi registrado em 2015, com 1.057 toneladas.

Inaugurado em 1939, atual­mente o Leite Lopes opera voos da aviação geral (executiva) e regulares de empresas aéreas como Latam, Passaredo e Azul, que trabalham com aeronaves como o Airbus A320, E195, E 190, ATR 72. Por enquanto, o aeródromo atende em tempo integral com voos nacionais de passageiros e de cargas. Segundo dados do Daesp, o movimento em 2017 foi o pior em sete anos, com 867.544 pessoas.

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