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Leite Lopes passou para a iniciativa privada

Assinatura da concessão foi realizada no sábado, dia 5 de fevereiro; aeroporto irá receber R$ 130 milhões de investimentos

Fotos: Divulgação/CCS

O Aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto passou oficialmente para a iniciativa privada no sábado, 5 de janeiro. A assinatura da concessão foi realizada no próprio aeródromo pelo governador João Doria (PSDB), acompanhado do prefeito Duarte Nogueira (PSDB). Eles assinaram o contrato de concessão para o Consórcio Voa NW e Voa SE, que venceu o leilão do Bloco Sudeste com ágio de 11,5% sobre a outorga mínima, com a proposta de R$ 14,7 milhões.

O leilão do Aeroporto Leite Lopes foi realizado em 15 de julho, na sede da B3, na Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo e o Consórcio Voa vai pagar R$ 14.737.486,00 para assumir a gestão do aeródromo e de outros 10 aeroportos do Estado pelo período de 30 anos. Outros R$ 130 milhões devem ser investidos no aeroporto de Ribeirão Preto no período em que o contrato estiver em vigor. Somente nos quatro primeiros anos serão R$ 30 milhões.

As obras no Leite Lopes contemplarão a ampliação do terminal de passageiros, que passará de 500 passageiros por hora durante o horário de pico para 785. O projeto prevê ainda a expansão em dois mil metros quadrados da área útil. A ampliação permitirá movimentar mais de dois milhões de usuários ao ano. Cerca de R$ 37,7 milhões serão investidos nos primeiros quatro anos de concessão,

Para o primeiro ano, as principais intervenções previstas estão concentradas em melhorias nas pistas de pouso e decolagem dos aeroportos, especialmente para recapeamento, iluminação e repintura, assegurando padrões de segurança aos usuários dos aeroportos. Estes serviços envolvem a pista principal, área de taxiamento e pátio, adequação de segurança, Papi (sistema de aproximação visual) e sinalizações horizontais e verticais.

O aeroporto local é classificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), como sendo da categoria 4C. Este tipo de aeroporto permite a operação de aeronaves dos modelos Airbus A320, A321 e Boeing 737-800, que são os mais utilizados em voos dentro da América do Sul. A intenção do Consórcio é melhorar as condições operacionais, de segurança, para dar continuidade ao processo de internacionalização do aeroporto para voos comerciais e de carga.

Duarte Nogueira destacou que a prefeitura realiza investimentos vultosos no entorno do Leite Lopes já pensando na sua internacionalização e no aumento do fluxo de passageiros, principalmente em toda infraestrutura da avenida Thomaz Alberto Whately, entrada do aeroporto, uma obra que faz parte do corredor de ônibus Norte-Sul. “Estamos retomando as obras dos viadutos da avenida Brasil com as avenidas Thomaz Alberto Whately e Mogiana. São grandes intervenções viárias no entorno do aeroporto para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto”, disse.

“Pela primeira vez no Brasil teremos um polo aeronáutico completo. Toda essa região será amplamente beneficiada, com a geração de empregos e desenvolvimento tecnológico. É um processo transformador em Ribeirão”, disse o governador Doria.

A concessão do Leite Lopes, além de promover o desenvolvimento da aviação na cidade, deve atrair investimentos no turismo de lazer e de negócios, prestação de serviços, hotelaria, entre outras opções que irão gerar mais receitas para Ribeirão Preto.

O Aeroporto Leite Lopes será o segundo da América Latina a ter o programa de compensação de carbono. Todas as emissões de carbono provenientes das operações realizadas pela Air bp em aeronaves que serão abastecidas em Ribeirão Preto serão inseridas à plataforma mundial de sua matriz e compensadas por créditos de carbono gerados a partir de projetos apoiados pela Air bp, através do programa “BP Target Neutral”.

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