Tribuna Ribeirão
Geral

Lei prioriza testagem de profissionais essenciais

DANIEL MENEZES/ASSESSORIA DE IMPRENSA DO HCRP

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) des­ta quinta-feira, 9 de julho, a lei que dá prioridade na rea­lização de teste de covid-19 aos profissionais considerados essenciais para o controle de doenças e a manutenção da ordem pública durante a pan­demia. O texto foi sancionado sem vetos pelo presidente Jair Bolsonaro. A prioridade será assegurada a quem estiver em contato direto com portado­res ou possíveis portadores do novo coronavírus.

A lista de profissionais es­senciais trazidos na lei abrange médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisio­terapeutas, policiais, agentes co­munitários de saúde, assistentes sociais, profissionais de limpeza, psicólogos, coveiros, cuidadores de idosos, trabalhadores da ca­deia de produção de alimentos e bebidas, entre outros.

A lei estabelece que, durante a pandemia, o poder público e os empregadores ou contratan­tes adotarão, imediatamente, medidas para preservar a saúde e a vida de todos os profissionais essenciais, o que inclui o forneci­mento gratuito dos equipamen­tos de proteção individual (EPIs) recomendados pela Anvisa.

Em Ribeirão Preto, a Se­cretaria Municipal da Saúde estabeleceu um acordo com o Instituto Butantan e Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) para diminuir o acúmulo e o tempo de espera dos exames e priori­zou a testagem de profissionais da área da saúde.

O Butantan já recebeu cerca de três mil amostras de pacien­tes de Ribeirão Preto. O instituto desenvolveu uma força-tarefa para acabar com a fila de exa­mes na cidade. A capacidade da instituição é de realizar 800 exa­mes por dia. Já a parceria com a Fiocruz permitirá a realização de 800 exames diários, durante cinco semanas, até que a cidade receba todos os robôs que serão implantados no Supera Parque de Inovação e Tecnologia.

Eles vão agilizar o processo de execução de exames, além de aumentar a capacidade e diminuir o tempo de espera. A Secretaria Municipal da Saúde recebeu uma doação da Fun­dação Fiocruz de 15 mil kits de testes sorológicos para co­vid-19. Os exames estão send realizados no novo laboratório municipal, na Unidade Básica de Saúde Doutor Ítalo Barufii, a UBS do Jardim Castelo Bran­co, na Zona Leste.

A unidade recebe a implan­tação de um laboratório para exames de PCR, considerado o mais preciso, com 90% de efici­ência no resultado. É indicado para testagem entre o sétimo e oitavo dia de infecção do pa­ciente. Até quarta-feira, 8 de ju­lho, já haviam sido testados 868 servidores e 42 deles estão com covid-19, ou 4,83%. Eles traba­lham em unidades básicas e hos­pitais que atendem pacientes do Sistema Único da Saúde (SUS). Na próxima etapa, serão testa­dos os profissionais que atuam em instituições particulares.

O secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, diz que Ribeirão Preto é a única ci­dade do país que está colhendo amostrar para exames da co­vid-19 em todas as unidades de saúde, principalmente no Polo Covid-19, instalado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida Treze de Maio, com qualquer sintoma de síndrome gripal, e que isso afetou o fluxo de resultados.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, ligada à Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP), ini­ciou, em 4 de junho, a tes­tagem de aproximadamente doze mil funcionários das uni­dades Campus e de Emergên­cia, da Mater, do Hemocentro e dos hospitais estaduais de Ri­beirão Preto, Serrana e Amé­rico Brasiliense. Os resultados ainda não foram divulgados.

Postagens relacionadas

Greve de peritos do INSS afeta RP

William Teodoro

Larga Brasa

William Teodoro

PUBLICIDADE: Hiper Saúde – Ribeirão e região

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com