A Câmara de Vereadores vota na sessão desta terça-feira, 25 de agosto, projeto de resolução da Mesa Diretora que convoca a secretária municipal do Meio Ambiente, Sônia Valle Walter Borges de Oliveira, para dar explicações sobre as queimadas na cidade.
De autoria do vereador Luiz Antonio França (PSB), o requerimento que deu origem a proposta de convocação tem como principal objetivo saber o que a prefeitura tem feito para fiscalizar e impedir queimadas na mata existente no Complexo Ribeirão Verde, localizada na Zona Leste da cidade e formado por oitos bairros.
Segundo parlamentar, que também é morador da região, a mata existente no local tem sido alvo de constantes incêndios. O mais recente aconteceu no sábado, 15 de agosto. Ele explica ainda que, frequentemente, é procurado por lideranças e moradores da região solicitando que soluções sejam apresentadas para evitar os incêndios.
França argumenta que, no mês de fevereiro, a secretária e uma equipe de engenheiros apresentou um projeto para recuperação e preservação do local, por isso a necessidade de convocá-la para esclarecer o que tem sido feito neste sentido.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 20 dias deste mês, foram constatados 129 focos de incêndio em Ribeirão Preto, contra 65 de agosto inteiro do ano passado, o dobro – são 64 a mais e alta de 98,5%. De 1º de janeiro até o último dia 20, a cidade registrou 253 queimadas, 97 a mais e alta de 62,2% em relação às 156 ocorrências constatadas em oito meses de 2019.