Tribuna Ribeirão
Política

Legislativo sugere 54 emendas a LDO

JF PIMENTA

A Câmara de Vereadores apresentou 54 emendas a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), enviada pela prefeitu­ra de Ribeirão Preto em 15 de abril para análise e aprovação do Legislativo. A peça é um ins­trumento de planejamento do orçamento municipal de prerro­gativa e iniciativa do Executivo, estabelecendo um elo entre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), definindo o direcionamento de recursos para atividades essen­ciais cuja interrupção possa vir a prejudicar a ordem pública.

Porém, é na LOA que são definidos os percentuais e os valores a que cada secretaria terá direito. As 54 emendas somam R$ 34,39 milhões, re­presentam menos de 1% da re­ceita estimada (0,98%) e são de autoria de apenas três vereado­res, sendo 36 de Igor Oliveira (MDB, R$ 30,5 milhões), 16 de Alessandro Maraca (MDB, R$ 3,39 milhões) e duas de Lucia­no Mega (PDT, R$ 500 mil). A maioria propõe a implantação de equipamentos públicos ou investimentos em projetos so­ciais. O prazo para a apresenta­ção de sugestões terminou na segunda-feira, 18 de maio.

Agora a LDO seguirá para a Comissão de Finanças, Orça­mento, Fiscalização, Controle e Tributária do Legislativo, que realizará audiência pública para analisá-la junto à popula­ção. Após este trâmite, o proje­to com as alterações propostas seguirá para votação em plená­rio, e tem de ser devolvido para a prefeitura antes do início do recesso parlamentar do Legis­lativo, no mês de julho.

Após receber a LDO apro­vada, a prefeitura vai elaborar a LOA, detalhando onde e em quais setores investirá os recur­sos previstos para o próximo ano. O projeto com a descrição de onde a prefeitura investirá os recursos deve ser entregue ao Legislativo até 30 de setembro para analise e votação.

A prefeitura de Ribeirão Preto prevê queda de 1,3% na arrecadação de impostos pela administração direta em 2021 por causa do cenário econômi­co e de incertezas provocadas pela pandemia do novo coro­navírus, causador da covid-19. Porém, a receita total estimada para o ano que vem – inclui as 15 secretárias, o gabinete do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) e a administra­ção indireta (fundações, autar­quias, empresas e departamen­tos) – é de R$ 3.481.563.067,00.

A receita total para o ano que vem, segundo a LDO, de R$ 3,48 bilhões, é 2,68% maior do que a previsão orçamentária de 2020, de R$ 3,39 bilhões – R$ 91 milhões a mais –, mas que foi elaborada em 2019, portan­to, sem levar em consideração os efeitos da crise gerada pela pandemia do novo corona­vírus. A deste ano é 4,4% su­perior ao valor de R$ 3,247 bilhões previsto para 2019, acréscimo de R$ 143 milhões.

O valor da arrecadação da ad­ministração direta estimado para 2021 é de R$ 2.597.843,767,00, ou seja, 1,3% menor que os R$ 2.631.809.611,00 proje­tados para 2020, corte de R$ 339.658,44. A receita da pre­feitura e do gabinete inclui o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto So­bre Serviços de Qualquer Na­tureza (ISS-QN) e o Imposto de Transmissão “Intervivos” de Bens Imóveis (ITBI), além de taxas e serviços.

O prefeito já havia anuncia­do que Ribeirão Preto pode per­der 20% da arrecadação prevista para este ano por causa dos re­flexos da pandemia.

Significa que a cidade pode deixar de arrecadar R$ 682 mi­lhões, dinheiro suficiente para bancar dez folhas de pagamento do funcionalismo municipal, de aproximadamente R$ 63 mi­lhões por mês. A Lei de Diretri­zes Orçamentárias (LOA) prevê receita de aproximadamente R$ 3,41 bilhões para este ano. En­tretanto, a prefeitura mantém como metas algumas ações nas áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura, Obras Públicas, Planejamento e Gestão Pública e Cultura. As demais secreta­rias são a da Administração, Assistência Social, Esportes, Fazenda, Meio Ambiente, Ne­gócios Jurídicos, Turismo, Go­verno e Casa Civil.

O gabinete, além das secre­tarias de Governo e Casa Civil, conta ainda com o Fundo Social de Solidariedade, a Coordena­doria de Comunicação Social (CCS), Junta Militar e adminis­trações regionais. Já a adminis­tração indireta é formada pelo Departamento de Água e Esgo­tos (Daerp), Companhia de De­senvolvimento Econômico (Co­derp) e Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp).

Também engloba a Com­panhia Regional Habitacional (Cohab-RP), Fundação Dom Pedro I, Fundação de Formação tecnológica (Fortec), Fundação Educação para o Trabalho (Fun­det), Guarda Civil Metropoli­tana (GCM), IPM e Serviço de Assistência à Saúde dos Munici­piários (Sassom). A proposta da LDO está disponível no Portal da Transparência da Prefeitura de Ribeirão Preto: www.ribeiraopreto.sp.gov.br.

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