A partir de janeiro do próximo ano, quando terá início a próxima legislatura (2021- 2024), a Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto terá em sua composição quatro novos partidos. Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Partido Novo, Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e Republicanos conseguiram eleger um parlamentar cada.
Outra novidade na Câmara é a presença feminina. Desde a legislatura de 2005-2008, quando o Legislativo contava com Silvana Resende (PSDB), Dárcy Vera (PFL) e Fátima Rosa (PT), Ribeirão Preto não contava com três vereadoras. A partir de 2021, terá Gláucia Berenice (DEM), Duda Hidalgo (PT) e Judeti Zilli (PT).
Com a entrada das novas legendas, o Legislativo de Ribeirão Preto, que atualmente tem representantes de doze legendas, aumentará este número para 14 a partir de janeiro. Dos 22 parlamentares eleitos, oito exercerão seu primeiro mandato (36,4%) e 14 foram reeleitos (63,6%).
Já o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) e o Podemos, que tinham um vereador cada, não participarão de forma direta das discussões e votações no Palácio Antônio Machado Sant’Anna, sede do Legislativo. Os vereadores das legendas não conseguiram a reeleição. São eles Adauto Honorato, o “Marmita” (Pros), e Marco Antônio Di Bonifácio, o “Boni” (Podemos).
Outra mudança provocada pelas urnas diz respeito à perda de representatividade de cinco legendas no próximo mandato. Partido da Social Democracia Brasileira (PSBD), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Progressistas (PP) e Democratas (DEM) terão as bancadas reduzidas porque também não conseguiram reeleger parte de seus vereadores.
Três legendas – Partido Social Liberal (PSL), Cidadania (CID) e Partido Liberal (PL) – mantiveram suas bancadas e apenas duas, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) conseguiram aumentá-las. O primeiro elevou o número de cadeiras na Câmara de uma para duas e o segundo, duas para três.
Com o novo desenho do Legislativo, o futuro prefeito da cidade, que será conhecido em 29 de novembro, data do segundo turno das eleições entre Duarte Nogueira (PSDB) e Suely Vilela (PSB), precisará de habilidade política e negociação para aprovar os projetos de seu interesse.
Isso porque, o partido dos candidatos que disputam o segundo turno elegeram bancadas pequenas. O PSDB, por exemplo, que atualmente tem cinco vereadores, terá apenas três em 2021. Já o PSB, que atualmente tem dois parlamentares, conseguiu aumentar sua representatividade. Entretanto, terá somente três cadeiras na próxima legislatura.
Além de Adauto Honorato, o “Marmita” (Pros), e Marco Antônio Di Bonifácio, o “Boni” (Podemos), não conseguiram se reeleger Waldyr Villela (MDB), Marinho Sampaio (MDB), André Trindade (DEM), Fabiano Guimarães (DEM), João Batista (PP), Jorge Parada (PT), Orlando Pesoti (PDT) e Nelson Stefanelli, o “Nelson das Placas” (PDT). Desistiram de tentar a reeleição Luciano Mega (CID) e Paulinho Pereira (PSDB).
Raio-X da nova Câmara em 2021
Novos partidos
PRTB, Novo, Psol e Republicanos
Partidos que perderam representatividade
Pros e Podemos
Partidos que diminuíram a bancada
PSDB, PDT, MDB, PP e DEM
Partidos que aumentaram a bancada
PSB e PT
Partidos que mantiveram a bancada
PSL, CID e PL
As novas bancadas
Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)
Maurício Gasparini (3.514 votos) *
Bertinho Scandiuzzi (3.226 votos) *
Mauricio Vila Abranches (2.740 votos) *
Movimento Democrático Brasileiro (MDB)
Igor Oliveira (5.061 votos) *
Alessandro Maraca (2.887 votos) *
Matheus Moreno (1.809 votos)
Partido Socialista Brasileiro (PSB)
Sergio Zerbinato (1.913 votos)
Luis Antonio França (1.868 votos) *
Jean Courauci (3.085 votos) *
Progressistas (PP)
Renato Zucoloto (2.282 votos) *
Elizeu Rocha (1.917 votos) *
Partido dos Trabalhadores (PT)
Duda Hidalgo (3.481 votos)
Judeti Zilli (1.614 votos, coletivo)
Cidadania (CID)
Marcos Papa (4.837 votos) *
Partido Democrático Trabalhista (PDT)
Lincoln Fernandes (4.643 votos) *
Republicanos
Brando Veiga (4.186 votos)
Democratas (DEM)
Glaucia Berenice (3.308 votos) *
Partido Socialismo e Liberdade (Psol)
Ramon Faustino (2.744 votos, coletivo)
Partido Social Liberal (PSL)
Paulo Modas (2.464 votos) *
Partido Novo
André Rodini (1.756 votos)
Partido Liberal (PL)
Isaac Antunes (1.705 votos) *
Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB)
José Donizeti Ferro (Franco, 1.480 votos)
* Reeleitos