Tribuna Ribeirão
Política

Legislativo cobra a volta de ônibus

Alfredo Risk

Depois de uma fiscali­zação realizada na última quinta-feira, 4 de junho, em vários pontos de embarque e desembarque do transporte coletivo de Ribeirão Preto, como as duas plataformas do Terminal Doutora Evan­gelina de Carvalho Passig, ao da rodoviária, o vereador Igor Oliveira (MDB) decidiu acionar a prefeitura devido à aglomeração de passageiros.

Em ofício enviado ao Pa­lácio Rio Branco, o parla­mentar cobra a volta imedia­ta de todos os veículos para que as pessoas parem de se aglomerar. Atualmente, dos 356 ônibus que atendem as 118 linhas urbanas da cida­de, apenas 217 veículos estão circulando. Segundo a admi­nistração, antes de decretar estado de calamidade pública por causa do coronavírus, em 10 de março, ainda com todo o comércio aberto, foram trans­portados 200.131 passageiros.

Já a partir do dia 24 de março, com o fechamento das lojas e a abertura apenas dos serviços essenciais, foram transportados 41.878 usuá­rios, queda de 79%. Porém, com a reabertura do comér­cio de rua, shopping centers, concessionárias, imobiliárias e escritórios, principalmente no Centro da cidade, os nú­meros voltaram a subir. “Em fiscalização pude notar que muitos ônibus andam lota­dos, infringindo as normas sanitárias, colaborando para a propagação da covid-19. Pude, inclusive, reunir di­versas reclamações dos usuá­rios”, afirma Oliveira.

O vereador também apura a denúncia de que cinco mo­toristas teriam sido contami­nados pelo novo coronavírus. Uma página na rede social relata o sofrimento dos traba­lhadores que diariamente fi­cam horas dentro dos ônibus. Um requerimento enviado à Empresa de Trânsito e Trans­porte Urbano (Transerp) e outro à Secretaria Municipal de Saúde cobram explicações quanto ao número exato de condutores que contraíram o Sars-CoV-2 e as medidas que estão sendo tomadas.

“Esse é um assunto de extrema gravidade. Temos que ficar atentos para que a pandemia não se alastre ain­da mais e a cidade regrida na flexibilização”, finaliza. Nesta sexta-feira, 5 de junho, o Sin­dicato dos Empregados do Transporte Urbano de Ribei­rão Preto (Seeturp) confirmou mais dois casos de covid-19 em motoristas do transpor­te coletivo de Ribeirão Pre­to. Com isso, já são cinco os profissionais infectados pelo novo coronavírus na cidade desde o início da pandemia. De acordo com a entidade, o quinteto já está em casa, onde cumpre isolamento.

Postagens relacionadas

LEITE LOPES – Aeroporto pode perder voos noturnos

Redação 1

Ciro diz que pesquisas de voto são ‘vendidas’

Redação 1

Câmara aprova projeto da segurança

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com