Tribuna Ribeirão
Política

Legislativo aprova área para a Aaarp

ALFREDO RISK/ARQUIVO

A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão desta quin­ta-feira, 5 de agosto, projeto de lei do Executivo que concede terreno, no Conjunto Residen­cial e Comercial Palmares, ao lado do Parque São Sebastião, na Zona Leste, onde será cons­truída a nova sede da Associa­ção Amigos dos Animais de Ribeirão Preto (Aaarp).

A lei prevê a concessão da área superior a dez mil metros quadrados por 30 anos. No lo­cal, será empreendida a estru­tura necessária para capacita­ção e socorro de cães e gatos. A cessão do imóvel é de grande importância apara que a asso­ciação possa dar continuidade ao trabalho desenvolvido em Ribeirão Preto.

A Aaarp presta atendimento veterinário aos animais abando­nados, em situação de rua, res­gatados, vítimas de maus-tratos ou que corram risco de vida. A estrutura comportará também ações como adoção e castração para controle populacional de cães e gatos em Ribeirão Preto.

O Brasil possui 28,8 milhões de domicílios com pelo menos um cachorro, e mais 11,5 mi­lhões com algum gato, segundo o Instituto Brasileiro de Geogra­fia e Estatística (IBGE). Já o Mi­nistério da Saúde estima que a população de cães e felinos pode variar entre 10% e 20% em relação à população huma­na do município.

Dentro dessa estimativa, Ri­beirão Preto possui entre 71 mil e 142 mil cachorros e gatos – são 711.825 habitantes, de acordo com o IBGE. “Ribeirão Preto dá um grande passo ao desenvolvi­mento, visto que uma nação, es­tado, ou cidade que cresce, deve cuidar de seus cães e gatos com o mesmo olhar concedido aos seus familiares”, comemora Rangel Scandiuzzi, da diretoria da Aaarp.

“Assim é estabelecido em países de primeiro mundo e, finalmente, o atual governo olha pela causa com atenção”, emenda. Entusiasta da iniciati­va, Scandiuzzi convoca volun­tários que possam ajudar na construção da nova sede.

“Vivemos de doações e os recursos são poucos e não temos condições de costear a constru­ção da sede. Por isso, convoca­mos solidariamente, todas as pessoas que puderem contribuir, com dinheiro, material de cons­trução para levantarmos esse so­nho antigo em prol dos nossos cães e gatos”, apela.

A entidade cuida de aproxi­madamente 100 cães recolhidos de ruas, avenidas e praças da cidade. O apelo para a cessão de área partiu do vereador Ber­tinho Scandiuzzi (PSDB), presi­dente da Comissão Permanente de Defesa da Causa Animal. Atualmente, a associação aten­de numa chácara no Recreio Internacional, Zona Leste, mas está com problemas para man­ter-se no local.

Isso porque um processo judicial impetrado por vizinhos incomodados com os latidos dos cães pode acabar forçando a paralisação das atividades da en­tidade. A Aaarp já recebeu uma notificação para deixar o imóvel, caso contrário, será despejada.

História
A Associação dos Amigos dos Animais de Ribeirão Preto foi fundada em 2012 a partir da iniciativa de um grupo de vo­luntários engajados com a cau­sa. Ao longo dos anos, vem de­senvolvendo projetos voltados aos cuidados com cães e gatos extremamente relevantes, de grande interesse e impacto so­cial, no socorro e acolhimento de bichos abandonados ou ví­timas de maus tratos.

Com recursos limitados para dar continuidade a asso­ciação vive de doações e ações sociais empreendidas pelos vo­luntários. Mas o engajamento cada vez mais visíveis, as ações e consequentemente, o reconhe­cimento foram crescendo. Em 2020/21, foram mais de 100 ani­mais recolhidos, tratados, vaci­nados, vermifugados, castrados e entregues à adoção responsá­vel, mediante assinatura de ter­mo de responsabilidade.

Postagens relacionadas

Frente vai fiscalizar terceirização em RP

Redação 1

Bolsonaro a Ciro – ‘Ele está tendo coragem de elogiar Hitler’

Redação 1

Fachin atende Raquel e autoriza inclusão de Temer em inquérito

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com