Depois de longos anos amargando as últimas divisões do futebol paulista, o Comercial retornou à Série A2 em 2023 e fez boa campanha. Chegou até as quartas de final e caiu apenas para a Ponte Preta, que se sagrou campeã da competição.
Passado a Série A2, a diretoria do Leão do Norte optou por iniciar uma profunda reformulação do elenco e jogadores que estavam no plantel há duas temporadas ou mais acabaram sendo liberados.
Nomes como Wendel Alex e Guilherme Pitbull, lideranças do time que conquistou o acesso, acabaram seguindo suas carreiras em outros clubes. Wendel foi jogar no Floresta e Pitbull no Paraná.
Para se ter uma ideia da influência desse jogadores no elenco, Wendel Alex em sua passagem pelo Bafo anotou 20 gols em 44 partidas disputadas.
Ao todo foram 21 saídas. Todas as posições sofreram baixas. A explicação para tamanha debandada é financeira. O Comercial não vive bom momento com suas contas e depende de parceiros e patrocinadores para manter as coisas em ordem.
Um dos lemas da gestão do presidente Ademir Chiari é sempre pagar em dia. Por isso, o planejamento para o segundo semestre será mais modesto. A ideia da diretoria é trabalhar com um elenco barato, apostando em jovens e nomes que possam ser aproveitados na Série A2 do ano que vem.
Em linhas gerais, o trabalho é 100% voltado para o planejamento de 2024. Por este motivo, a expectativa do torcedor por grandes contratações deve ser baixa. Nenhum nome de maior expressão deve ser contratado.
Dos nomes importantes da Série A2, apenas dois atletas serão aproveitados. Os zagueiros Thiago Moura e Gabriel Hilário ficaram para a Copa Paulista. Moura, entretanto, neste momento, está disputando a segunda divisão do futebol mineiro e deve retornar ao Bafo após o término da competição.
Além deles, também estão no elenco: Oliveira, zagueiro; Lagamba, lateral-direito; Vitor Ceará, volante; Marcelo Guatapará, volante; Borgheti, atacante, e Esdras, atacante.
Desses que estão no elenco atual, destaque para Oliveira, Guatapará e Esdras. O trio, formado no próprio clube, ganhou contrato até o final de 2024. Guatapará é o nome que chama mais atenção, por já ter sido aproveitado no time principal do Bafo. Ele e Esdras disputaram a Série A3 pelo Rio Preto.
Reforços
O Comercial ainda está discreto no mercado. Apenas quatro jogadores já foram contratados. Três deles vieram da Matonense. O zagueiro Guilherme Mariano, que é cria do próprio Comercial, o atacante Thiaguinho e o último a ser anunciado, o goleiro Jeferson Reis. O trio foi importante na boa campanha do time de Matão na Série A3.
O quarto reforço é Neto Acará, que disputou a Série A3 vestindo as cores do Votuporanguense. Acará tem 23 anos. Thiaguinho tem 24 e Guilherme Mariano tem 23 anos. O goleiro Jeferson Reis é o único mais experiente, com 31 anos.
Com 11 jogadores até o momento, o plantel do Leão do Norte ainda deve receber ao menos 15 jogadores, seguindo o perfil já citado. Jovens com potencial, que serão avaliados para a Série A2 de 2023.
O Comercial está no Grupo A da Copa Paulista, ao lado de Grêmio Prudente, Marília, Mirassol, Noroeste e São Bento. A estreia é diante do Marília, no dia 2 julho, no Estádio Palma Travassos.
Reforços confirmados
NETO ACARÁ
Atacante
José Vitor Trindade Neto
23 anos – 1,81m
Últimos clubes:
2023 – Votuporanguense/SP
2022 – Portuguesa Santista/SP | Grêmio Prudente/SP | Jaraguá/GO
2021 – Grêmio Anápolis/GO | Grêmio Prudente/SP
2020 – Grêmio Anápolis/GO | Itumbiara/GO
2019 – Bragantino/PA
THIAGUINHO
Atacante
Thiago de Morais de Souza
24 anos – 1,73m
Últimos clubes:
2023 – Esportivo/RS | Matonense/SP
2022 – Juventus/SC | Figueirense/SC
2021 – Retrô/PE | Figueirense/SC
2020 – Retrô/PE | América/RN
2019 – Orlando City B/EUA
GUILHERME MARIANO
Zagueiro
Guilherme Mariano Barbosa
23 anos – 1,90m
Últimos clubes:
2023 – Matonense/SP
2022 – Matonense/SP / Pouso Alegre/MG
2021 – Comercial/SP | Matonense/SP
2020 – Sobradinho/DF | Comercial/SP
JEFERSON REIS
Goleiro
Jeferson da Silva Reis
31 anos – 1,88m
Últimos clubes:
2023 – Matonense/SP
2022 – Anápolis/GO | São Caetano/SP
2020/21 – Atibaia/SP
2020 – Real Brasília-DF
2019/20 – Anápolis/GO
2018/19 – Olímpia/SP