O Botafogo já tem o seu treinador para a próxima temporada. Trata-se de Leandro Zago, de 40 anos, que já trabalhou no Joinville, Atlético-MG e nas categorias de base do Palmeiras, Corinthians, Guarani e Ponte Preta.
Neste ano, Zago trabalhou no Joinville no Campeonato Brasileiro da Série D, quando foi eliminado nos pênaltis. Ele disputou 18 jogos, com oito vitórias, nove empates e uma derrota na competição nacional.
Antes do Joinville, Zago também passou pelo Atlético-MG, quando trabalhou diretamente com o treinador argentino Jorge Sampaoli. Ele substituiu o argentino à beira do campo em três partidas da Série A do Campeonato Brasileiro de 2020 — conquistou um triunfo, um empate e teve uma derrota.
Com esse desempenho, o treinador manteve o time mineiro na liderança da competição na oportunidade.
“É uma honra dirigir uma equipe tradicional e centenária como o Botafogo, que revelou grandes jogadores para o futebol brasileiro. É um clube que tem uma torcida apaixonada e vibrante”, disse Leandro Zago.
Zago também trabalhou nas categorias de base do clube mineiro, onde ficou de 2018 a 2020. Neste período, sagrou-se campeão brasileiro sub-17, campeão mineiro sub-17 e campeão mineiro sub-20.
Além do Atlético-MG, o treinador também trabalhou na base do Palmeiras, Corinthians, Guarani e Ponte Preta.
Leandro Zago tem a Licença A da CBF Academy e também é professor dos treinadores que cursam a Licença A. Ele já estagiou no Manchester United.
Ele chega com o auxiliar técnico Miguel Pila e o preparador físico Márcio Henriques. O treinador será apresentado oficialmente no próximo dia 13 de dezembro.