“Atemporal”. No dicionário, algo que não faz parte de um tempo determinado, acrônico. No universo da música, um projeto que é tão bom com o passar do tempo quanto quando ele foi lançado. E se há um projeto musical que é atemporal, esse é o álbum “Laundry Service”, de Shakira.
O primeiro álbum em inglês da cantora colombiana completou 20 anos de lançado no dia 13 de novembro e segue como um projeto icônico da indústria da música e um dos maiores crossovers (como é chamado quando um artista de outra língua passa a cantar em inglês) já feitos até hoje. “Laundry Service” é uma referência pra artistas do mundo todo.
Todo escrito por Shakira, o álbum foi produzido por ninguém menos que Emilio Estefan, marido de Gloria Estefan, que é outra grande estrela latina de sucesso nos Estados Unidos e a responsável por convencer Shakira a começar a cantar em inglês.
E com Shakira, tudo é realmente grandioso: não basta ela ter um QI altíssimo, falar várias línguas fluentemente e tocar vários instrumentos, sua carreira tinha que ser ainda maior do que já era.
O cenário para a chegada do “Laundry Service”
Para os anglófonos, Shakira poderia não ser um nome muito conhecido. Mas na América Latina, Shakira já despontava como o maior nome da música Pop do final dos anos 1990. Prova disso foi o sucesso de seu quarto álbum de estúdio, o “¿Dónde Están Los Ladrones?”, o último lançamento antes do “Laundry Service”.
O disco foi um imenso sucesso e apresentou ao mundo a música “Ojos Así”, que se transformou em um dos maiores sucessos da carreira de Shakira até hoje e despertou um maior interesse do público internacional na carreira da colombiana.
E aí entra Gloria e Emilio Estefan e o “Laundry Service”.
O aguardado álbum crossover
É muito comum para artistas latinos de grande sucesso passarem a cantar em inglês, no que eles chamam de “álbum crossover”. E Shakira não só conseguiu um álbum crossover de sucesso, como criou uma verdadeira referência para outros artistas.
O “Laundry Service” foi lançado em 2001 e contou com uma mistura de ritmos, algo que se tornou uma marca registrada na carreira de Shakira. No disco, além do rock já conhecido pelos fãs da colombiana, ela ainda mistura música andina, dance music, ritmos do Oriente Médio e tango. Tudo isso envolto na mais perfeita embalagem pop.
Com essa receita, o sucesso era inevitável.
O “Laundry Service” gerou incríveis seis singles, algo um pouco incomum para a época e até quase impensável para o mercado atual (a não ser que o projeto seja audiovisual). Todos de grande sucesso, principalmente “Whenever, Whatever”, primeira música de trabalho do álbum e que, atualmente, possui certificado de platina duplo nos Estados Unidos, equivalente a 2 milhões de cópias vendidas por lá.
E mesmo com o grande sucesso das suas músicas em inglês, Shakira não deixou de lado o espanhol e, além de introduzir faixas hispânicas no “Laundry Service”, a cantora também garantiu que algumas dessas músicas se tornassem singles, como foi o caso de “Te Dejo Madrid” e “Que Me Quedes Tú”, além de, claro, as versões em espanhol de “Whenever, Wherever” e “Objection (Tango)”.
O legado do “Laundry Service”
Garantindo disco de platina quádruplo nos Estados Unidos, equivalente a 4 milhões de unidades vendidas no país, o “Laundry Service” deixou um grande legado na indústria da música, além de elevar Shakira de grandiosa estrela latina a ícone pop global.
Com mais de 18 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, o “Laundry Service” é um dos álbuns mais vendidos do século 21 e aparenta tão contemporâneo quanto quando foi lançado, 20 anos atrás.
A poesia de Shakira em cada uma de suas letras se faz tão atual quanto antes e, como declarado no início desta matéria, segue atemporal. Um verdadeiro ícone de álbum, inspirador não só para quem ouve, mas também para quem quer seguir os passos de Shakira. Certamente, seguirá sendo uma referência musical por muito mais décadas por vir.
Via Portalpopline