Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Latam fornece solução a 85% dos passageiros  

Latam Airlines Brasil forneceu solução de viagem sem custos para 85% dos 106 mil clientes impactados pela suspensão das operações da Voepass (Divulgação)

A Latam Airlines Brasil forneceu solução de viagem sem custos para 85% dos 106 mil clientes impactados pela suspensão das operações da Voepass Linhas Aéreas, companhia ribeirão-pretana que teve as operações suspensas em 11 de março pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) as empresas têm acordo de compartilhamento de voos. 
 
Os demais 15% dos clientes estão com o processo de resolução em vias de conclusão”, segundo comunicado à imprensa divulgado pela Latam Brasil. O objetivo da companhia é reacomodar ou reembolsar 100% dos passageiros impactados. 
 
Nas últimas duas semanas, os clientes que adquiriram com a Latam passagens aéreas da Voepass, comercializadas por meio do codeshare, puderam remarcar em outros voos ou reembolsar os seus bilhetes gratuitamente e de forma direta na seção Minhas Viagens, em latam.com. 
 
Para minimizar os impactos da suspensão, a Latam operou seis voos emergenciais de 12 a 17 de março para apoiar os passageiros com bilhetes Voepass não voados para Fernando de Noronha (PE). Além disso, deu início de forma antecipada aos seus próprios voos comerciais no destino pernambucano e em Ribeirão Preto. 
 
A Latam Airlines Brasil estreou no ribeirão-pretano Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes no dia 18 com voo diário na rota Guarulhos-Ribeirão Preto. Usa aeronaves Airbus A319 (oito passageiros em cabine Premium Economy e 132 em Economy) e A320 (doze passageiros em cabine Premium Economy e 162 em Economy).  
 
A partir de segunda-feira (31), essa operação passará para dois voos diários na rota Congonhas-Ribeirão Preto. Na conexão com o aeroporto paulistano a Latam Airlines Brasil vai operar com aeronaves Airbus A319 e A320. O voo da rota Guarulhos-Ribeirão Preto, que operado exclusivamente neste mês, terá 50 minutos de duração, decolando de Guarulhos às 12h15 (hora local) e do interior paulista às 13h45 (hora local).  
 
Já os voos rota Congonhas-Ribeirão Preto que serão operados a partir de segunda-feira terão uma hora de duração, decolando de São Paulo às 8h05 e às 17h40 (hora local) e de Ribeirão às 10h05 e às 19h25 (hora local). As informações foram confirmadas nesta terça-feira pela companhia. As passagens aéreas estão disponíveis em latam.com e demais canais. 
 
A decisão da Anac de suspender as operações foi tomada após a empresa, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas e com sede em Ribeirão Preto, não corrigir falhas nos sistemas de gestão e ocorreu após o acidente fatal em Vinhedo (SP), em 9 de agosto do ano passado, que causou a morte das 62 pessoas a bordo – 58 passageiros e quatro tripulantes. 
 
A companhia ribeirão-pretana não teria seguido as recomendações da Anac – redução da malha, aquisição de novas aeronaves com o objetivo de manter as atuais mais tempo em solo para manutenção, troca de administradores e execução do plano de ação para correções das irregularidades. 
 
No Aeroporto Leite Lopes, a Voepass opera com 146 voos mensais, sendo cinco diários de domingo à sexta-feira, e quatro aos sábados, com destino a Guarulhos e Congonhas, utilizando aeronaves ATR-72. Essas operações são responsáveis por uma média de 15 mil passageiros ao mês, sendo 7,5 embarques e 7,5 mil desembarques, segundo a Rede Voa. São 16 destinos. A companhia conta com onze aeronaves. 
 
A Anac informa que a “suspensão valerá até que a companhia comprove a capacidade de garantir o nível de segurança previsto nas normas da agência”. No final de fevereiro de 2025, após nova rodada de auditorias, foi identificada a degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa em relação às atividades monitoradas e o descumprimento sistemático das exigências feitas pela agência. 
 
A Latam manterá atualizadas a Anac e a sociedade brasileira sobre a evolução do atendimento aos passageiros impactados pela suspensão da Voepass e permanece atenta a qualquer nova comunicação da Anac sobre essa suspensão”, afirma a empresa por meio do comunicado. “A companhia reitera que sua frota em operação é aeronavegável e apta a realizar voos seguindo as rigorosas exigências de padrões de segurança”, diz a Voepass. 
 

Postagens relacionadas

Mega da Virada vira sonho de Natal para apostadores 

Redação 2

Larga Brasa

Redação 1

Liberado pagamento de multa, licenciamento e transferência de veículos por Pix 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com