Empresas deixam de enviar boletos
Já faz meses que bancos e empresas fornecedoras de sinal de internet e de energia elétrica, bem como as de TV fechada, deixaram de enviar as faturas para as residências dos consumidores, prejudicando quem não tem intimidade com a tecnologia. Sem avisar, a CPFL Paulista aderiu ao padrão. Sem aviso prévio, os consumidores deixam as contas “vencerem” e têm de arcar com o ônus. O mesmo acontece com a internet.
Promotoria do Consumidor
Carlos Cezar Barbosa,promotor de Defesa do Consumidor, está notificando as empresas de sua jurisdição. Investiga se o objetivo é arrecadar 2% da multa por atraso, uma “jogada” que oferece um retorno acima de qualquer aplicação financeira. O assunto está sendo estudando em todas as suas vertentes. Aguardem.
Corte de energia
Aos mais humildes, confinados na pandemia, resta aguardar o corte de energia elétrica pelo atraso, sem que sejam (muitas vezes) inteirados dos débitos. O acesso às contas é difícil e somente alguém mais tarimbado em computação consegue acessar os boletos.
Taxa de iluminação
A prefeitura de Ribeirão Preto está cobrando a taxa de iluminação que havia sido cancelada por decisão judicial anterior. Ao que consta, a Secretaria Municipal da Fazenda somente recebe a prestação de contas da CPFL paulista depois de a companhia receber os valores. Seria bom um olhar mais profundo na situação.