Lição sem efeito
A triste lição para as famílias de Ribeirão Preto e região, com milhares de mortes por covid-19, ao que parece não vale como alerta para alguns cidadãos que, de forma irresponsável, avançam e quebram as regras do Plano São Paulo e desrespeitam as orientações dos setores médicos para que evitemos a transmissão do vírus.
Corrida aos bares
Nos últimos dias, assim que as regras das fases mais restritivas do Plano São Paulo foram “abrandadas”, houve uma debandada para bares e festas, além de muita concentração e aglomeração de todo o tipo – pessoas de motos e em carros – em locais que antes funcionavam com restrições.
Máscaras e afins
Poucos se preocupam com máscaras e com a possibilidade de transmissão da doença, que atinge grande parte das famílias da cidade da região. Na vizinha Cajuru houve necessidade de se fazer uma proibição geral, o “lockdown”, com fechamento de supermercados e de outros estabelecimentos comerciais. Os cientistas e médicos fazem vaticínios não muito propícios para os próximos dias.
Leitos
Não há quem suporte com os gastos para tanta abertura de leitos e a ampliação de recursos hospitalares. Os orçamentos são restritos e não preveem tantas despesas na área da saúde. De nada ou pouco adianta os alertas e as orientações. O retrato da pandemia traz lotação de leitos e dificuldade para atendimento. Muitos pacientes estão no aguardo do setor de regulação para conseguir uma vaga em UTI.