Dia Mundial da Água
Todos os países demonstram preocupação com o futuro com relação as fontes de água no mundo que caminham para a redução, pelo desperdício, pela poluição e por outras razões.Por este motivo instituiu-se 22 de março como o Dia Mundial da Água. Em nossa cidade, o Grupo G.S. INIMA, que faz o tratamento de esgoto, elaborou um documentário sobre a situação da água no mundo através de um livro de fotos do fotografo Érico Huller. A Inima também cuida do fornecimento de água industrial no Estado de São Paulo e em outras unidades da Federação. E um brado de alerta sobre a situação da água.
Em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto temos unidades de tratamento de esgoto de quase todo o volume encaminhado para as estações. Depois de todo o trabalho purificador o precioso liquido com mais de 90 por cento pura é lançado no córrego Ribeirão Preto e no Pardo. A empresa estava aguardando autorização dos órgãos competentes para a utilização desta água para aguar plantas em praças publicas, para a industria e para limpeza das ruas.
Países desenvolvidos
Nos países mais desenvolvidos, como Alemanha, a água extraída do esgoto depois de toda a filtragem e purificação é lançada no lençol freático para que adquira as suas propriedades originais e depois é lançada na rede para abastecimento da população.
Preservação de nascentes
A comunidade de Ribeirão Preto foi vitima de um programa desastrado que, através de incentivo dos governos federal e estadual, destruíram nossas várzeas, através do programa Próvarzea que incentivava a retirada de brejos, com suas nascentes, para plantio de vários produtos agrícolas. Diminuíram sensivelmente com referidas fontes e acabaram com matas ciliares e reduziram o volume das águas dos rios maiores.