Aumento do preço dos medicamentos
Neste mês de março, com 15 dias de antecedência, foi autorizado, pelos setores ditos competentes do governo federal, a majoração dos preços dos medicamentos. Os percentuais são variáveis, mas ficaram mais caros entre 5% e 6%.
Dificuldade na pandemia
Já estava difícil conviver com a pandemia com os valores cobrados anteriormente, e agora a situação piorou. Não houve aumento de salário, muitos perderam o emprego, mesmo os eventuais não estão podendo trabalhar e ninguém grita em nome dos pobres e oprimidos.
Governo do Estado
O governador João Doria (PSDB), com a aprovação da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), determinou cobranças de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de vários produtos, dentre os quais medicamentos hospitalares e outros insumos para cirurgias.
Alimentação
Também autorizou a cobrança integral do ICMS para frutas legumes e outros alimentos. Haja sensibilidade… O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Dorival Balbino, reiterou críticas aos deputados estaduais da cidade, Léo Oliveira (MDB) e Rafael Silva (PSB), que votaram a favor das medidas do governo estadual. Ainda segundo ele, deram liberdade para se fazer ajustes de acordo com as conveniências do Estado.