Pedágio por km rodado
Existem estudos por parte de setores governamentais para que a cobrança da tarifa de pedágio seja por quilômetros rodados entre as cidades. Os defensores da medida garantem que seria uma fórmula mais justa. No entanto, nos países em que tal medida já foi implantada, há algumas condicionantes em defesa do consumidor. Somente se cobra o pedágio em rodovia em que exista estrada paralela, mesmo sem os benefícios de uma via com praça de pedágio.
Qualidade
Porém, essa via alternativa deve ter a mesma qualidade do pavimentação ao da rodovia administrada por concessionária. As estradas em que há cobrança têm placas indicativas dos valores e dos quilômetros equivalentes. As praças contam com aparelhagem eletrônica que dispensa operadores. A fiscalização é eficaz para que não haja evasão de renda, o que muitos motoristas garantem acontecer por este Brasil afora.
Muito cacarejo e pouco ovo
Um munícipe gritava, na sexta-feira da semana passada, dia 19, na avenida Jerônimo Gonçalves, que alguns poucos vereadores eram iguais a galinhas chocas: “Muito cacarejo e pouco ovo”. Por mais que a reportagem tentasse retirar do revoltado o motivo de sua gritaria, ele não revelou.
Prometeu e pouco fez
Diz que foram muitas promessas na campanha política e pouco ou nada foi feito, principalmente por parte de alguns vereadores aos quais ele manteve contato nas vésperas do pleito. E dizia ainda complementarmente: “Vamos colocar ordem no galinheiro”. Não se pode generalizar.