Sassom de honrosas tradições
O Serviço de Atendimento à Saúde dos Municipiários (Sassom) foi criado pelo prefeito Alfredo Condeixa Filho com o objetivo de atender as necessidades dos servidores municipais como órgão previdenciário e também como operador de plano de saúde. O primeiro superintendente foi Philomeno Alário e chamou a atenção de grande parte dos municípios do país, que vieram a Ribeirão Preto buscar as leis de sua constituição. Inúmeras cidades tiveram a base de seus planos previdenciários lastreados no arcabouço legal do Sassom.
Plano da casa própria
Em uma das gestões de Welson Gasparini na prefeitura de ribeirão Preto, o então superintendente Seme Viana Bittar deu início ao plano da casa própria para os servidores municipais e o primeiro conjunto foi edificado ao lado do Senai, nos Campos Elíseos.
Inovador
Era deveras inovador e foi alvo de análise do governo federal, que na época que estava formando o Banco Nacional da Habitação. A presidente do banco, Sandra Cavalcante, veio a Ribeirão Preto estudar o conjunto e o embasamento legal construído pelo Sassom. Por determinação da lei que modificou o sistema previdenciário do país, houve necessidade de mudança.
Prédio histórico
Foi necessário de extrair do órgão o sistema previdenciário do município e criar outro, dentro dos postulados determinados por leis superiores. Primeiro houve a constituição de um organismo que assumiu a questão da previdência e depois passou a ser o Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM). O Sassom continuou com o atendimento da saúde dos servidores. O local onde funcionou o serviço era utilizado como pronto-socorro. É um edifício histórico.