A história da escola Dr. Celso Charuri
Desde o ano 2000 Ribeirão Preto conta com uma escola de profissionalização que atende adolescentes e adultos, situada no bairro do Ipiranga, na avenida Galvão Cesar. Esta escola tem uma historia edificante. Em 1999 estávamos à frente do Legislativo quando programou-se a extensão da avenida Maurilio Biagi até a Via Anhanguera. Estudamos a biografia de um médico que havia implantado uma escola para aprimoramento do ser humano em São Paulo, Dr. Celso Charuri. Também fundou uma central geral do dízimo pela qual auxiliou milhares de entidades filantrópicas do Brasil e de outros países. Redigimos o projeto de lei colocando o nome de Dr. Celso Charuri naquela via. Seus seguidores nos solicitaram que fossemos a São Paulo para conversarmos com a diretoria da entidade que ele constituiu.
A reunião
Dirigimo-nos à sede da Pró Vida e depois de aguardarmos uma reunião dos responsáveis pela entidade. Fomos à sala em que os seguidores do ‘Mestre’, como eles o homenageiam, e fomos sabatinados de uma forma educada, mas com objetivos bem claros: “Qual o motivo de o senhor estar homenageando o nosso Mestre”. Como conhecia o trabalho do médico tanto nas suas especialidades quanto no seu objetivo de “um mundo melhor” coloquei a justificativa do projeto para a diretoria. Pediram-me um tempo, pois iriam deliberar se aceitavam ou não a homenagem. Ficamos em uma sala imensa ao lado daquela em que os diretores se encontravam por quase meia hora. Chamaram-nos, com duas pessoas que me acompanhavam, para o resultado da análise: “Queremos informa-lo de que aceitamos a homenagem ao nosso Mestre, mas queremos dizer que se o senhor tem alguma intenção de obter dividendos políticos com esta homenagem, não os terá”. E continuaram: “nosso objetivo é para melhorar o homem e não para que tenhamos envolvimentos políticos”. Deixei bem claro que a intenção era a mais pura e legitima, pois o Dr. Celso, eu o sabia, era um benemérito. Ato continuo afirmaram que queriam deixar uma ação concreta para marcar esta homenagem. Perguntaram-me o que poderiam fazer pela cidade. Eu, que havia deixado há pouco a Secretaria do Bem Estar Social, disse que uma grande creche. Ofereceram-me outra opção que seria uma grande escola de profissionalização para jovens, com condicionantes.
As condições
Eles arcariam com todo o custo da obra, mas acompanhariam tostão por tostão os gastos com uma equipe de engenheiros que estariam junto com cada tijolo empregado e depois com os equipamentos importados. Inicialmente havia uma previsão de aplicação de quase R$ 10 milhões. A Prefeitura deveria doar o terreno e ficar responsável pelos professores e os trabalhos deveriam ser em parceria com o Senai. A entidade possuía uma escola profissionalizante em Rafard, próximo de Piracicaba com o Senai na parceria. Depois das solenidades de doação da área na avenida Galvão Cesar e também de doação da proprietária do loteamento de quatro lotes de frente para a avenida a obra teve ritmo rápido. O prefeito Roberto Jábali procedeu a contatos com o Senai e conseguiu o acordo para o trabalho conjunto.Em junho de 2000 a escola estava pronta para suas funções sociais.
Sem discursos políticos
Conforme havia sido combinado, embora em plena proximidade do pleito eleitoral, nenhum político discursou. O prefeito Jábali falou em nome da Prefeitura recebeu a obra e agradeceu pelo município. Sem política. Finalizando os diretores da Central Geral do Dizimo e da Pro Vida esclareceram seus objetivos e das razões da doação de tão importante obra.
Inscrições abertas
As inscrições para novos cursos estão abertas e os interessados poderão comparecer a Escola Dr. Celso Charuri (defronte à Coca Cola na avenida Galvão Cesar). Quase cem mil alunos foram formados nas dezenas de cursos abertos até hoje.