Universidade estadual
Anos atrás, aqui na região havia um deputado simples, batalhador e que vivia muito as questões de Ribeirão Preto. Muzete Elias Antonio, de Altinópolis. Constatou o número pequeno de vagas na Universidade de São Paulo e resolveu elaborar um projeto de lei criando a Universidade de Ribeirão Preto. Contrariando as expectativas, a iniciativa gerou movimento contrário no meio acadêmico.
Rockfeller
Alguns diziam que iríamos perder os investimentos na área cientifica da Fundação Rockfeller, que tinha foco no Trypanosoma cruzi, que motivava a doença do “barbeiro”, o mosquito transmissor nas áreas rurais mais pobres, etc.
Enterro simbólico
No auge da mobilização, garantem, houve até o enterro simbólico de um grande incentivador de nossa faculdade de medicina, etc. No governo do Estado havia possibilidade da criação, mas diante da polêmica, a iniciativa não foi adiante.
Unicamp
O reitor Zeferino Vaz e sua equipe direcionaram suas iniciativas para a cidade de Campinas e foi criada a Unicamp. Várias entidades, inclusive a Acirp, tentaram reverter o processo com viagens a capital, com documentos encaminhados ao governador, mas baldados foram os esforços.
“Sic est locutos”
Perdemos. Ao que consta a lei está aprovada e Muzete Elias Antonio faleceu sem ver a sua legislação ser concretizada. Assim foi contada a historia ao repórter. No dizer na língua latim: “Sic est locutos”.