Cientista analisa situação da pandemia
O cientista, professor e doutor Domingos Alves, da USP de Ribeirão Preto, em entrevista concedida a nossa coluna afirmou que é falha a análise feitas com base dos dados da taxa de transmissão do coronavírus, que colocou Ribeirão Preto como o primeiro lugar das cidades com mais infecção na pandemia. Ele garante que os dados obtidos por quem elaborou são projeções e não comprovados. Afirma que a taxa está subindo, mas é diferente dos índices da tabela. Orienta a população para que tenha cautela e evite aglomerações mo final de ano, como festas, shows etc. Caso isto não aconteça, poderemos ter surpresas negativas depois do Natal.
Investir em testes
Domingos Alves ainda garantiu que se a cidade investir mais em testes para constatar a presença do vírus, o mais completo, evitaremos internações e gastos muito grandes nas UTIS e CTIs. Muitas vidas poderão ser preservadas se partirmos para o teste nos primeiros sinais da covid-19.
Com mandato e sem cuidado
Na ação desenvolvida em Batatais por parte do GAeco, o promotor Leonardo RomanelLi afirmou à reportagem que 9 de dezembro foi o Dia Internacional do Combate à Corrupção e que estava “comemorando” trabalhando no combate ao mal. No caso de Batatais, Franca, Guaíra e Orlândia, o objetivo da ação foram negociações com uma empresa de tratamento e encaminhamento de esgoto que prestou serviços em 2017, particularmente em Batatais.
Nada a temer
O promotor disse ainda que muitos políticos sem mandato e com mandato ainda poderão ser ouvidos nas ações do Gaeco. Quem tiver barba que a coloque de molho. Os promotores e policiais apreenderam celulares, computadores e outros eletrônicos dos prefeitos e da prefeitura. Depois de ter o seu celular apreendido, o prefeito de Batatais, José Luiz Romagnoli (PSD), afirmou que “não tem nada a temer”.