Santa Lydia
O Hospital Santa Lydia passou a ser exclusivo para tratamento dos pacientes com coronavírus. Mais dezenas de leitos estarão suplementando aos ofertados pelos hospitais públicos, incluindo o Francisco de Assis, junto ao Solar Boa Vista. A pergunta que se faz é sobre a demora para tomar decisões. Outra questão que causa dúvida é, se todo o esforço fosse concentrado no começo da pandemia, não teríamos uma situação menos grave?
Máscaras
Só pra lembrar, as autoridades de saúde, incluindo as de Ribeirão Preto, demoraram uma eternidade para orientar a população a usar as máscaras, sempre informando que o material era desnecessário, que não adiantava nada, que as pessoas não sabiam usar o equipamento de proteção individual (EPI). A gente sempre se perguntava por que apenas quem estava com covid-19 deveria usar o acessório, já que 80% dos infectados seriam assintomáticos e poderiam transmitir o vírus sem saber. Agora, quem sair de casa sem a máscara leva multa. Pode isso, Arnaldo?
O povo tirou a barriga da miséria
Quando da construção de um grande reservatório no Barracão, atual bairro Ipiranga, na Zona Norte de Ribeirão Preto, foi oferecido um churrasco para a população toda, em um grande terreno. Quem chegasse comia carne à vontade. Uma boiada foi abatida para saciar a fome do povo e muitas panificadoras ofereceram pães. As churrasqueiras eram “fogo de chão”, com os espetos de bambu. O evento ficou marcado na historia da cidade. Observadores garantiam que o povo “tirou a barriga da miséria”.