Corte de energia elétrica
Conforme este jornal publicou nesta semana, o corte do fornecimento de energia elétrica por parte das concessionárias vai voltar a vigorar a partir de 1º de agosto. A media do governo federal foi reformulada pela Agencia de Energia Elétrica (Aneel) com o objetivo, no início, de defender o consumidor. Diante da situação social das famílias segregadas pela pandemia, medidas foram tomadas para impedir problemas maiores para o convívio nos lares.
Reivindicação
A reivindicação das fornecedoras encontrou eco na relatora do processo junto a Aneel, que revogou parte do intuito do governo. Somente os cadastrados como consumidores de baixa renda terão o benefício em caso de inadimplência. Em Ribeirão Preto, são 309 mil consumidores sem cadastro e 5,1 mil com registro na categoria social. Os inadimplentes vão sofrer os rigores da lei. Aguardem.
Convênios rompidos
O Ministério da Saúde rompeu convênios com frundaçôes que produziam medicamentos para programas sociais, repassando a responsabilidade para os laboratórios farmacêuticos que se “comprometem” a elaborar as fórmulas a preços populares. Os municípios no Estado de São Paulo tinham o apoio da Furp, que enviava vários remédios de uso continuo e até mesmo os mais simples. A Farmácia Popular entregava inclusive a insulina aos diabéticos e remédios para asma e para cardíacos. Ninguém sabe se a distribuição continuará. Um arguto analista do setor farmacêutico afirmava que estão “colocando a raposa para tomar conta do galinheiro”.
A todo vapor
O candidato do PCdoB à prefeitura de Ribeirão Preto, Wanderley Caixe, concedeu entrevista ao Larga Brasa e elencou as prioridades de seu programa de governo caso seja eleito prefeito. Garante que uma equipe multidisciplinar está elaborando o documento, com o que existe de mais moderno e operacional para a comunidade. Caixe, como pré-candidato, não tem verba para operacionalizar sua candidatura e conta com apenas 20 segundos de tempo de rádio e TV. Mas garante que ele e seu pessoal estão a todo vapor, “gastando saliva e sola de sapato”.