Tribuna Ribeirão
Geral

Larga Brasa

A santa ajudou – saída honrosa
Em 1964, o então presidente Humberto de Alencar Castelo Branco tentou racionalizar a questão dos feriados, que eram constantes no país afora. Existiam os religiosos, os que a His­tória determinava e outros mais que se acumulavam e tiravam do trabalho a força do povo, reduzindo a capacidade produtiva da indústria e do comércio. Por determinação da Presidência da República, reduziram principalmente muitos feriados religio­sos. Em Ribeirão Preto, se esqueceram de colocar o dia 19 de junho, aniversario da cidade, como feriado, quando todo o siste­ma bancário, o comércio e a indústria respeitavam. Ficava meio comércio com portas abertas, poucos fechavam e os bancos funcionavam normalmente. Não havia feriado.

Estudos para mudar
Os vereadores colocaram a cabeça para funcionar. Consulta­ram Brasília e de lá a resposta era para não mudar nada. “Dei­xem como está e vejamos como fica”. Um edil mais ranheta viu uma brecha na lei e constatou que um feriado religioso havia passado despercebido. Ligou para os chamados canais competentes e “eureka!!!”. Encontrou a solução. Ele poderia apresentar uma moção na Câmara propondo a troca dos fe­riados religiosos. Mas, como retirar o “feriado religioso” do dia 19 de junho se era o feriado municipal histórico demarcado depois de uma polêmica que envolveu a toda comunidade?

Santo calendário
Ele próprio alisou seu cavanhaque e elaborou a “troca”. Procu­rou na folhinha dos santos de cada dia e encontrou uma santa que nunca ninguém havia feito uma oração para ela, pois era desconhecida na paróquia: “Santa Juliana de Falconieri”. Ele colocou o dia 19 de junho dedicado àquela serva de Deus. Foi a plenário e todos votaram. Depois disso, na data do aniversá­rio tudo ficava fechado, havia desfile das fanfarras das escolas e estava tudo certo. Depois a possibilidade de se estabelecer o dia do aniversario como feriado voltou ao tempo em que as comemorações eram grandes, como o 1º Centenário de Ribei­rão Preto,. em 1956. Dezenove de junho. Apaguem esta pági­na da nossa historia.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Tribuna Veículos

Redação 1

Estupros superam total de 2022  

Redação 2

Saúde investiga óbito por dengue

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com