Canabidiol nas farmácias
Depois de obter a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser produzido no Brasil, o canabidiol, medicamento extraído da maconha, já se encontra nas farmácias, produzido por uma associação da USP de Ribeirão Preto e um laboratório paranaense. O preço do remédio é alto. Alguns setores que comercializam este fármaco muito importante no controle da epilepsia e para outras doenças (até o Parkinson) cobram R$ 2,3 mil, podendo ser reduzido para R$ 2 mil.
Justificativa dos fabricantes
Os fabricantes justificam os valores cobrados citando o custo da importação do óleo da maconha, pois não foi autorizado o plantio da cannabis sativa no Brasil. Ainda existem outros ônus na importação, além dos lucros para quem o comercializam. Na Europa, através de laboratório da Suíça, tem valores estabelecidos em 80 euros, entregue em qualquer país. Só não é possível a importação do medicamento daqueles países, pois a burocracia é muito grande para passar pela alfândega.
Proibido plantar maconha no Brasil
Muitos laboratórios precisam utilizar matéria-prima do exterior, que estaria encarecendo o medicamento. A USP de Ribeirão Preto tem pesquisa de mais de 35 anos e atua com parceiro do Paraná, já colocando nas prateleiras o canabidiol. Há perspectivas de importação do óleo da cannabis sativa do Uruguai, o que deixaria o produto com preços mais baixos. No Brasil é proibido plantar maconha (oficialmente).