Tribuna Ribeirão
Geral

Larga Brasa

Quermesses famosas
Algumas quermesses de bairros ficaram famosas pela união e por permitir a interação entre jovens de ambos os sexos. Além de tais acontecimentos, havia o “footing” da praça XV de Novem­bro. Um acontecia nas proximidades do relógio, diante do Theatro Pedro II, e outro ao redor da fonte que funcionava multicolorida. Ainda havia um movimento na General Osório com Tibiriçá, até a Visconde de Inhaúma, local em que eram realizadas as famosas retretas com as bandas da cidade e também pela orquestra do 3º BC, conhecido a época como Batalhão de Caçadores .

Praças de bairros
Nos Campos Elíseos, nas praças Santo Antônio e Rômulo Mo­randi; no Ipiranga, na praça Pedro Biagi. Na Vila Tibério, na José Mortari; e na Vila Virginia, na praça próxima as casas da Cecap, eram realizadas apresentações culturais e com as bandas da ci­dade. Quando as praças eram construídas sempre havia o coreto, como o da praça do Jardim Paulista, a San Leandro. As famílias levavam as crianças para se divertirem nos logradouros públicos, que contavam com jardineiros e também com a presença de al­gum policial para garantir a tranquilidade de todos.

Marcadas nos calendários
Todo mundo aguardava pela quermesse do Asilo Padre Eucli­des para namorar. Os jovens contavam com o XPTO, serviço de alto-falante para transmitir os recados e oferecer músicas. O trenzinho que percorria as terras do asilo e era a atração para as famílias e membros de todas as idades. A tômbola reunia a todos e promovia a união dos moradores do bairro. Era aguardada e ficava marcada nos calendários. Muitos ca­samentos nasceram naquele local, durante a quermesse.

Igreja Santo Antônio
Outra quermesse famosa era da Igreja Santo Antônio, nos Cam­pos Elíseos. Da mesma forma como a do Padre Euclides, promo­via a integração da população do bairro e casamentos dos mo­ços e moças da região. A quermesse da praça Tiradentes, diante da Casa de Portugal, também tinha a participação dos jovens e casais. O vinho português, o bolinho de bacalhau e um conjunto musical permitia dançar agarradinho, mas com respeito. Agluti­nava o pessoal de vários bairros. Também na área mais central havia a quermesse dos Maristas e algumas outras eventuais.

Postagens relacionadas

Achados e perdidos: mais de 500 objetos a espera dos donos

Redação 1

Mega-Sena sorteia nesta quinta prêmio de R$ 100 milhões

Redação 2

Pandemia ‘tira’ R$ 5,14 bi de RP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com