Corte de energia
A CPFL Paulista avisa que suspendeu, por 90 dias, o corte de energia de consumidores inadimplentes residenciais, beneficiários de baixa renda e rurais. As novas ações, determinadas pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), visam garantir a continuidade dos serviços de distribuição de energia. A reguladora aprovou medidas para garantir a continuidade dos serviços por conta da pandemia do novo coronavírus, principalmente as atividades consideradas essenciais, conforme a legislação, entre eles hospitais. A medida não contempla outras classes de clientes.
Alerta
A CPFL Paulista alerta para o cuidado em relação ao acúmulo de contas, uma vez que as medidas são temporárias com prazo definido em 22 de junho de 2020 e, no retorno das atividades regulares, cobranças de débitos terão incidências de juros e multas e serão passiveis de corte de energia em caso de não pagamento. Além disso, a negativação do cliente inadimplente em cadastros de crédito continua sendo permitida e utilizada pela companhia.
Bancos
Os bancos que auferiram os maiores lucros dos últimos tempos não fizeram comunicados sobre o prazo que deverão conceder aos clientes para a amortização dos débitos dentro dos padrões determinados pelo Banco Central. Mas dez deles destinaram R$ 284 milhões, que viabilizou a compra de 11.300 respiradores durante a pandemia do novo coronavírus no Brasil.