Áreas imensas com plantio de arroz
Em bairros nobres de Ribeirão Preto é possível encontrar ilhas com paisagens bucólicas da roça em meio à selva de pedra. Há plantio de arroz, milho, soja e outros tipos de cereais. Esta era uma prática adotada por latifundiários para continuar pagando o imposto de área agrícola em vez do urbano, e desta forma driblavam as administrações pagando menos IPTU. A Secretaria da Fazenda procura uma solução para enquadrar essas pessoas que, ao que consta, continuam agindo desta forma. É o arroz mais caro do município, acima até dos encontrados nos supermercados e armazéns.
Levantamento patrimonial
A Secretaria Municipal do Planejamento pretendia vender terrenos pertencentes ao patrimônio municipal, mas encontrou um óbice que era a falta de documentação dos imóveis e também a localização. Prometeu regularizar tais propriedades para a utilização do município – escolas, postos de saúde etc. Também afirmou que iria contratar empresa terceirizada para efetuar a regularização. Nada foi informado depois desta tentativa. O certo é que precisamos saber o que é do município e quais áreas estão invadidas por muitas pessoas… há muito tempo.
Leis executivas e legislativas
Certa época, os poderes Executivo e Legislativo demonstraram vontade de fazer um levantamento de todas as leis aprovadas pela Câmara e que não estão em vigor, e vice-versa, com as da prefeitura que também estão “no vazio”, sem efeito. Há a necessidade da promoção de levantamento técnico-legislativo para que se estabeleça o que temos só no papel e o que vale realmente.