Como fica…
A decisão da Justiça de determinar o cancelamento do decreto do Executivo que aumentou a tarifa do ônibus urbano, de R$ 4,20 para R$ 4,40, gerou mais uma polêmica: o Consórcio PróUrbano terá de devolver dinheiro aos usuários? Ainda existe a pendência sobre o aumento anterior que está sendo julgado pelo Tribunal de Justiça. A pergunta que alguns vereadores querem sacramentar em documento oficial a ser encaminhado pela Câmara é extamente essa: “Será feita a devolução do que foi cobrado indevidamente, segundo a Justiça?”. Quem deverá proceder a devolução, os responsáveis pelas empresas de ônibus urbanos ou a prefeitura? Ou ainda a Transerp?.
Escada Magyrus
Por onde anda a escada Magyrus com condições de acessar andares mais altos de edifícios do que a atual consegue atender? O equipamento que está à disposição dos bombeiros não chega ao sexto andar dos prédios. Temos “espigões” com mais de 25 andares. Se houver um sinistro de grandes proporções não haverá condições de atender aos moradores e retirá-los de seus apartamentos. Não existem heliportos como base de apoio para socorro e nunca ninguém tomou uma providência para evitar o pior.
Código de Obras
Não se sabe se o novo Código de Obras exigiu das construtoras medidas acautelatórias para que sejam evitados incêndios, tais como escadas de emergência e mesmo o sistema de borrifar água quando o prédio atinge um certo grau de calor. Foi feita esta previsão… Depois que o problema ocorre de nada adiante alojar vítimas e aparecer de bonzinho nas mídias sociais. É melhor prevenir a que remediar. Acorda, Ribeirão.