Cravinhos vai virar ‘Casa da Moeda’
Nos próximos meses, a vizinha cidade de Cravinhos receberá uma indústria que vai fabricar a base das moedas para a Casa da Moeda de Brasília. Depois, proximamente, após uma licitação, pode ser que a Permetal venha a ser contratada para produzir a moeda total, e não só a base. O mês de março é o combinado com a prefeitura para iniciar os seus trabalhos no município. Serão muitos empregos com vagas abertas para a região.
Reajuste dos medicamentos
Em abril é quando os laboratórios fazem a “correção” dos preços dos seus medicamentos, principalmente aqueles de uso contínuo e que normalmente são os mais caros. Com a falta de uma política pública horizontal de fornecimento de remédios aos pacientes que necessitam de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou por qualquer outra forma de convênio, quase todos dependem de programas de laboratórios que reduzem os valores cobrados para uma parcela da população.
Estoque
No decorrer da vigência dos programas, os laboratórios inflam os preços com a desculpa de que é redução do percentual concedido. De praxe, abril é o mês em que todos os medicamentos aumentam de preço. Quem puder fazer um pequeno estoque que o faça. Os preços sempre majoram acima da inflação, muito além dos aumentos concedidos às aposentadorias e pensões.
Programas de atendimento
Quase todos os laboratórios possuem programas de barateamento para sua freguesia cativa. O paciente com a receita do médico chega a algumas farmácias (geralmente as grandes), que acessam os departamentos dos referidos fabricantes e, depois de passarem por uma bateria de perguntas, concede-se o abatimento. Não é que estejam sendo “Madre Tereza de Calcutá” e nem “Irmã Dulce”, é que existe “muita gordura” nos preços cobrados. Certa feita cortou-se o direito de um só laboratório fabricar o “bissulfato de clopidogrel”, medicamento para infartados. Custava quase R$ 400. Com a quebra do monopólio, está sendo vendido a R$ 25 ou até por menos, possibilitando o acesso das classes menos privilegiadas ao referido remédio.
Cotação
Antes de você fazer uma compra procure cotar os preços das farmácias pequenas e grandes porque, às vezes, tem promoção. As farmácias públicas têm poucos medicamentos mais elaborados e caros. Agora, os laboratórios do SUS irão proceder ao fabrico de uma insulina melhor absorvida pelos diabéticos, na mesma época em que está sendo lançada a insulina inalável. Mas SUS e as farmácias municipais não irão fornecer aos pacientes do diabetes tipo 1.