Guerra antecipada
Alguns vereadores que conseguiram painéis demonstrativos de suas obras em uma prestação de contas nos bairros que atuam estão reclamando da ação de vândalos. Nesta época pré-eleitoral é comum a ação de “paus mandados” de adversários que têm a missão de destruir qualquer tipo de publicidade envolvendo os nomes daqueles que empreenderam ações positivas em prol de alguns bairros. Querem que prevaleça o poder do dinheiro sobre o trabalho da sola de sapato e da conversa com a população. Daqui para diante outros artifícios deverão ser constatados. A internet será uma das ferramentas para ajudar a formatar imagens e a destruí-las. As fake news serão utilizados sem medo da legislação eleitoral que é tímida ainda. Todo cuidado é pouco.
Os cinco ternos brancos sujos
Um candidato a vereador perguntava a um experiente político afastado das lides: “O que me espera ao assumir um cargo eletivo…” O velho e alquebrado político de outrora respondeu: “faça uma comparação. Se você chegar com um terno branco mais puro possível ao começar a trabalhar e encontrar dentre seus pares cinco outros eleitos com os ternos que eram alvos agora sujos você acredita que os seus colegas irão lavar os seus ternos ou sujar o seu?”. E emendou: “se prepare”.
Aparecer
A ordem dos candidatos a qualquer cargo eletivo seja do Legislativo ou Executivo é aparecer. Seja da forma possível ou até impossível. Alguns procuram fazer relação de benefícios que conquistaram para a população. Há outros que procuram atirar barro para tudo e para todos, vivem no lamaçal. Os advogados deverão ser acionados rapidamente e a Justiça Eleitoral deve ser o reduto em que os mais puros irão encontrar guarida. Assim se espera.