Tribuna Ribeirão
Geral

Larga Brasa

Prefeitura paga para receber taxa de iluminação
A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto paga para a CPFL re­ceber do munícipe as contas de iluminação pública. A taxa im­plantada desta forma gerou contestação, mas nenhuma ação contrária foi implantada em gestão anterior. Por incrível que possa parecer, quem realiza o serviço de colocação dos braços de luz e luminárias procede a cobrança do valor a ser pago a ela, CPFL, pela execução dos trabalhos e pelos materiais. Não se sabe se existe fiscalização do município de todo o trâmite. Mas que é um absurdo, não tenham dúvida, é.

Aluguel dos postes
Outro absurdo é a cobrança de aluguel de fiação da Prefeitura que é passada nos postes, mesmo não tendo a CPFL implan­tado os mesmos. Quando um loteador coloca a iluminação pública, por força de exigência legal, aos seus compradores, no caso da utilização de postes para algum fio do loteamen­to para receber conexão com cabines de recepção ou outro qualquer tipo de serviço, a Prefeitura é cobrada pela CPFL, por aluguel dos postes. Ninguém investe contra a poderosa CPFL fornecedora de energia elétrica e serviços. A pergunta mais simples: “Será que ela paga o ISS da prestação de serviços?”.

Cobrança
Certa feita a Câmara de Ribeirão Preto aprovou um projeto que a Prefeitura pudesse cobrar aluguel dos postes utilizados pela CPFL. Os diretores da empresa mobilizaram céus e terras para impedir referida cobrança. Houve muito questionamento na ANEEL, que à época lutou pelos direitos da empresa e não dos consumidores que deveria ser seu objetivo maior.

Cobrar IPTU
Entendidos da legislação garantem que se o município cobrar o IPTU das áreas ocupadas pelos postes implantados poderia caber indenização à Prefeitura. É um caso legal a se estudar dentro da legislação. Outro caso é a cobrança do ISS dos ser­viços prestados e computados na famosa Taxa de Iluminação Pública a chamada “raposa tomando conta do galinheiro”.

Postagens relacionadas

Ministério Público do Trabalho investiga Voepass 

Redação 2

Quebra de sigilo também atinge dois ex-assessores de Carlos Bolsonaro no Rio

Redação 1

PUBLICIDADE: Quenn Experience – In Concert

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com