Partido pequeno com projeção nacional
Um pequeno partido político começou a ser formado na vizinha cidade de Barrinha pelo vereador Adilson Barroso, que quando lançou a legenda batozu-a de Partido Ecológico Nacional (PEN). Em 2017, o hoje presidente da Republica, Jair Messias Bolsonaro, esteve na região com todos seus filhos, para assinar sua filiação ao PEN, mas solicitou a Barroso que trocasse o nome para Patriota. Foi no mês de agosto, quando, ainda um tanto desconhecido, Bolsonaro concedeu entrevista ao colunista no antigo Canal 20 da Net, no programa Larga Brasa. Posteriormente. ele se transferiu para o PSL e em seu lugar como candidato à presidente foi lançado o Cabo Dasciolo, bombeiro que havia iniciado uma conscientização da corporação pelos seus direitos.
Candidatura no Larga Brasa
A candidatura do desconhecido Dasciolo foi lançada pelo próprio Adilson Barroso no programa Larga Brasa, quando tivemos conhecimento de sua história e de suas lutas em prol da categoria. Obteve uma votação que surpreendeu o partido pelo desconhecimento do eleitorado sobre o candidato.
Projeção nacional
O vereador Adilson Barroso conseguiu firmar seu partido e tem ampliado a sua atuação em todos os Estados brasileiros, conseguindo nove deputados federais e um senador, Jorge Kajuru (GO), que por muitos anos militou na imprensa de Ribeirão Preto. Segundo os dirigentes partidários do Patriota, existe a firme intenção da legenda de participar das eleições municipais de 2020, com candidatura majoritária e várias na proporcional para a vereança, em inúmeros municípios do País.
Deixou a política
A primeira-dama Samanta Pineda Duarte Nogueira garante que não será mais candidata a nenhum cargo eletivo, tendo deixado o PSDB e não se filiando a nenhuma legenda partidária. Como diz aos amigos: “Estou livre, leve e solta”.