Fogo na casa das irmãs Proença
Quem nasceu ou residiu nos Campos Elíseos conhecia as irmãs Proença e sabia de suas ações solidárias para com os mais humildes. As portuguesas aqui se instalaram e construíram uma grande casa ao estilo da “Bela Época”, com salas imensas revestidas de móveis e de complementos que enfeitavam e ofereciam um ar ao mesmo tempo sisudo e aconchegante. As maiores autoridades de Ribeirão Preto tomavam o cafezinho preparado com muito amor e carinho oelas irmãs. Ao lado, a Igreja de Santo Antoninho, atualmente sob os cuidados do padre Gilberto Kasper, onde as missas em intenção a Santo Antonio eram sempre coroadas com a distribuição de pão aos pobres.
Ceia dos cardeais
A peça “A Ceia dos Cardeais”, de Júlio Dantas, foi encenada naquela casa por alunos do Otoniel Mota e dirigidos pela professora Florianete de Oliveira Guimarães. A historia de nossa cidade teve muitos lances que nasceram naquele casarão.
Queimou, mas não apagou a história
Nos últimos dias tivemos a notícia de um incêndio que irrompeu na casa das irmãs Proença e queimou parte da nossa historia. Um morador das proximidades dizia entristecido: “O que é tombado geralmente a gente perde por falta de cuidados oficiais”. No entanto, ele completava. “Esta casa e a igreja tiveram parte queimada, mas não deixarão de estar na memória do povo dos Campos Elíseos”.
Equipamentos para os bombeiros
Ultimamente surgiu uma polêmica sobre as escadas para edifícios altos do Corpo de Bombeiros, com correntes antagônicas. Algumas garantem que estamos equipados e outra contestam esta afirmação. O certo é que deixamos que muitos investidores de fora viessem para nossa terra e aqui plantassem espigões sem que dessem a contrapartida para que tenhamos salvaguardas em casos de sinistros. Esta passando da hora para que façamos uma análise do que é real para dotarmos o nosso Corpo de Bombeiros com o que há de melhor. E que o Plano Diretor tenha leis que exijam de quem venha ganhar seus lucros por aqui aparelhem seus prédios com as melhores condições para evitarmos incêndios lamentáveis e com vitimas.